Cachorro roubado: saiba o que motiva o ato ilegal e como evitar | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 11/10/2021 Notícias

Cachorro roubado: saiba o que motiva o ato ilegal e como evitar

O número de publicações sobre cachorros furtados só cresce nas redes sociais. Proteja seu pet!
Cachorro roubado: saiba o que motiva o ato ilegal e como evitar

Ter um cachorro roubado não é uma das maiores preocupações dos tutores de pets, mas pode acontecer, principalmente com aqueles dogs de raça que ficam em quintais abertos ou com fácil acesso de fora para dentro. Por mais que pareça difícil entender porque alguém faria isso com um animalzinho, existem inúmeras razões para isso acontecer: faturar um bom dinheiro ou até mesmo pegar para si já que é ‘bonitinho’.

Para os tutores os pets são da família, eles recebem e dão amor, preenchem a rotina e trazem muita felicidade. Ter esse serzinho especial tirado do meio familiar é um ato ilegal e muito doloroso para todos aqueles que convivem com o pet. Infelizmente, o número de pessoas desesperadas procurando por seu bichos tem aumentado cada vez mais nas redes sociais e, em alguns casos, existem até câmeras de segurança que flagram o momento do roubo. Entenda mais sobre esse assunto e saiba como se proteger!
 
<address>BANNER_APPEGADA</address>​​​​​​​

O que as pessoas ganham com um cachorro roubado?


O principal alvo de ladrões de cães são aqueles de raça, principalmente filhotes que são considerados caros. Isso acontece porque muitas pessoas compram sem saber a procedência desses pets, assim, um cachorro roubado pode ser um meio de conseguir dinheiro ‘fácil’. Outro ponto curioso é que muitos tutores estão dispostos a pagar pelo resgate do pet, existem casos de pessoas que roubam para devolver e ficar com o valor da recompensa. Neste segundo caso, pode ser filhote, adulto, de raça ou não.

Mas é só por dinheiro? Nem sempre! Algumas pessoas fazem amizade no portão e acabam levando o bichinho por apenas ter gostado ou achado ‘bonitinho’. É importante que esses indivíduos entendam que o pet é muito mais que um objeto, é um ser que sente, sofre e que tem história. Muitos podem inclusive precisar de um tratamento especial para alguma doença e o rompimento pode encurtar a vida do animal. O respeito é necessário.
 

Tive meu cachorro roubado! E agora?


Se houver evidências claras que seu pet foi furtado, procure uma delegacia ou ligue imediatamente para o 190. É necessário fazer um boletim de ocorrência para registrar o fato, as informações podem ajudar nas possíveis diligências. Também é importante publicar em redes sociais e buscar ONG’s que divulgam esses casos. Quanto mais exposição, mais chance de ter seu pet de volta.
 

Dicas gerais para evitar que isso aconteça

  • Passeios só em lugares iluminados ou com outros tutores;
  • Tenha placa de identificação para o caso do pet ser abandonado;
  • Mantenha a segurança da casa e o animalzinho sem acesso à rua.