Os animais sentem que vão morrer? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 26/03/2019 Dicas

Os animais sentem que vão morrer: mito ou verdade?

Leia o que se sabe sobre o último estágio da vida de um pet
Os animais sentem que vão morrer: mito ou verdade?

Os animais são tão importantes para nós que naturalmente surgem diversas lendas, achismos e mitos sobre a vida deles aqui na terra. Parte disso pode ser explicado porque os pets são companheiros importantes para o homem e, por não saber ao certo que passa na cabecinha deles, acabam criando algumas teorias sobre como estes ‘serzinhos’ encaram a vida. O mistério da morte causa muita inquietação nos humanos e, automaticamente, a preocupação se estende aos pets. Afinal, os animais sentem que vão morrer? Seria uma lenda a premissa que gatos somem e cachorros ficam mais emotivos?
 

Animais sentem que vão morrer? Como é o processo natural?

A ideia de que o gato some quando vai morrer pode ser facilmente desmitificada porque boa parte dos felinos morrem em seus lares. Atualmente a conscientização acerca da importância dos gatos não terem acesso à rua cresceu muito. Sendo assim, é quase impossível um gato sumir apenas porque a hora dele chegou. Entretanto, os bichanos costumam se esconder quando estão fracos. É algo que vem do instinto natural: quando estão fracos podem ser expulsos de seu território. Além disso, os gatos não gostam de demonstrar dor. Então, se seu gatinho anda se escondendo muito, fique atento! Leve-o no veterinário ao menor sinal de mudança de rotina, pois os gatos são seres extremamente metódicos. Sobre o que dizem de um gato sentir quando outro está doente ou perto de morrer: em parte, é verdade! Eles têm um faro incrível e podem detectar feridas e infecções com seus focinhos molhados.

E o melhor amigo do homem? A maioria dos cachorros são grudados com seus tutores, verdadeiros seres leais. Quem nunca ouviu uma história de que um cachorro tentou fugir antes de morrer? Existe muita controvérsia sobre o assunto. Porém, alguns especialistas dizem que os cães, diferentemente dos gatos que se escondem por proteção, não querem incomodar o tutor quando está debilitado. Alguns cães realmente fogem ou se afastam do convívio familiar quando estão muito doentes.

Eutanásia

A eutanásia é uma opção quando o pet está sofrendo muito e já não existe o que fazer para prolongar a vida ou evitar as dores de uma doença. Este é um processo peculiar, pois precisa partir da decisão humana terminar com o sofrimento do animalzinho. Optar por este processo e entender o sofrimento que virá com a perda do pet, pode ser muito difícil. Tanto que alguns tutores decidem não participar da eutanásia. Porém, esta não é a decisão mais confortável para o pet. Os animais precisam de um carinho e procuram um rosto familiar para acompanhá-lo neste momento.
 
Pouco se sabe se os animais sentem que vão morrer, mas é importante participar ativamente de todos os momentos da vida do seu pet e, infelizmente, a morte é um deles.