Caminhar ou correr com o pet: atividade física para dois | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 18/02/2020 Dicas

Caminhar ou correr com o pet: atividade física para dois

Já pensou em otimizar seu tempo e aproveitar o passeio com seu cachorro para fazer exercício físico? Saiba como fazer isso da melhor forma!
Caminhar ou correr com o pet: atividade física para dois

Algumas pessoas estão usando a hora do passeio para caminhar ou correr com o pet, uma forma de se manter saudável e continuar tendo um momento especial com seu animal de estimação. Mas isso é bom para o cachorro? Não dá para sair hoje e tentar uma corridinha de 2 km, tudo deve ser feito de acordo com o condicionamento físico do pet e com muita paciência. 

O passeio é uma parte muito importante da vida de um cachorro. Já falamos no blog sobre isso diversas vezes. É o momento em que o animal pode estreitar seus laços emocionais com o seu tutor, também é importante para gastar energia e ter uma vida mais equilibrada. Cães que passeiam regularmente dormem melhor, ficam menos agitados, não tendem a fazer malcriações para chamar atenção, ficam mais alegres e demonstram melhor seus sentimentos. Parece simples, mas ter uma rotina em que o pet tenha brincadeiras e passeios regulares, faz toda diferença!

Uma pergunta comum dos pet lovers é: eu tenho que levar para passear todos os dias? Depende! Você precisa verificar o nível de energia que seu cachorro tem. Algumas raças ou personalidades são calmas, alguns minutos de brincadeiras servem para deixá-los felizes e cansados. Neste caso, é indicado uma rotina de 02 a 03 dias de passeio, por uma questão de instinto, ver gente e outros animais. Já no caso dos agitadinhos, é preciso tentar reservar uma horinha de passeio por dia e, por que não, até caminhar ou correr com o pet.
 

Dicas para caminhar ou correr com o pet


Se o seu cão faz parte do time dos energizados, aliar a hora do passeio com o exercício físico pode ser muito bom para você e para ele. Mas é preciso ir com calma! O pet precisa ganhar condicionamento físico e, se ele for obeso, a dica é pegar leve. Converse com um veterinário sobre essa ideia e veja o que ele pensa sobre o estado do pet e a melhor rotina de caminhada. 

O ideal é começar com pequenos trechos, cerca de 20 minutos, para que o pet se acostume ao novo hábito. A cada novo passeio/caminhada, ele estará mais forte para andar um pouco mais. Tente manter essa rotina de 20 a 35 minutos por dois meses e somente com caminhada, depois mais dois meses de 40 a 45 minutos, no quinto mês pequenos trotes entre a caminhada e aos seis meses mesclando caminhada e corrida por 1 hora. 

Todo esse processo precisa da avaliação de um veterinário e o tutor precisa avaliar a disposição do pet, se ele está muito cansado, se não quer seguir, se a respiração está pesada. Caso o cachorro seja obeso, é preciso ainda ficar preocupado com a parte cardiovascular. 

Procure a coleira ideal para fazer esse passeio, pare e espeque quando o pet quiser, leve um bebedouro portátil de água e o mais importante: divirta-se!

Queremos ver fotos da caminhada com o pet na rede social da appegada!