Você é um tutor responsável ou precisa melhorar? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 29/10/2019 Petlovers

Você é um tutor responsável ou precisa melhorar?

Ao adotar um pet você se responsabiliza pela vida e bem-estar de um animalzinho. Como você tem se saído nesta missão? Descubra!
Você é um tutor responsável ou precisa melhorar?

Você já se perguntou se você é um tutor responsável? Adotar um animal de estimação é um dos momentos mais felizes de uma pessoa, é uma memória que sempre será revisitada e contada para amigos e parentes. Entretanto, assim que você decide ter o primeiro ou mais um pet, já começa a preparação e com o tempo as responsabilidades só aumentam. 

Tutor responsável: como ser um?

Não é fácil criar um pet, por isso é importante questionar se você está fazendo um bom trabalho. Mesmo que você não trate o animalzinho como um membro da família, é necessário lembrar que é um ser vivo que possui necessidades básicas, demanda atenção e uma série de cuidados. Vamos te ajudar a pensar se você está no caminho certo!

Check-up anual

Antes de mais nada: veterinário! Ao adotar um pet você precisa levá-lo para uma consulta. Este primeiro contato vai garantir que você tenha um animal de estimação saudável, podendo tratar o que não estiver indo bem. Também é neste momento que vem as primeiras vacinas, anti pulgas e cuidados básicos. Mas não pára por aí! Mesmo que o pet não adoeça com frequência, é preciso levá-lo para pelo menos uma consulta anual. Esta ação irá ajudar na prevenção de doenças.

Alimentação equilibrada

Seja gato ou cachorro, seu pet precisa de um alimento balanceado e de qualidade. Da mesma forma que você fica atento à sua alimentação, também fique com a do seu animal de estimação: leia o rótulo, pesquise ingredientes e peça indicação para o veterinário do seu pet. Existem diferentes tipos de alimentação e de ração, você precisa encontrar aquela que é melhor para o organismo do seu animalzinho.

Passeios e brincadeiras

Imagine uma vida sem contato com outras pessoas? Viver sozinho em um apartamento ou solto no quintal? Animais de estimação precisam de amor, carinho e atenção. Para ser um tutor responsável, você precisa criar o hábito de passear com o seu cachorro e brincar com o seu gato. Existem diversos brinquedos no mercado, insira uma opção no tempo que você tem para brincar com seu pet e crie uma relação amigável com o seu companheiro. 

Segurança

Este ponto é muito importante. Algumas ONGs não doam animais de estimação para pessoas ou famílias que permitem que o animalzinho tenha acesso à rua. Isso acontece porque pets “de casa” que vão para a rua tem mais chances de serem atropelados ou ter uma vida precoce. Por isso, é essencial ter uma casa segura e um apartamento telado. 


Você sabia?

A troca do uso de “dono” por “tutor” aconteceu a partir da concepção de que animais de estimação não são uma posse. A ideia é que eles não sejam vistos como “uma coisa”, mas sim como um ser vivo que pode ser adotado e cuidado. A nossa relação com os animais, principalmente com gatos e cachorros, mudou muito e, por isso, a tutoria foi aderida como uma forma de respeito. Lembre-se disso e tente ser um tutor responsável!