ensinar o gato a usar arranhador | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 05/02/2019 Dicas

Ensinar o gato a usar arranhador não é uma missão impossível

Algumas dicas para ajudar seu gatinho a abandonar o sofá e ir para o arranhador de uma vez por todas!
Ensinar o gato a usar arranhador não é uma missão impossível

Qual gateiro nunca teve um sofá destruído por um gatinho fofo? Depois do primeiro desastre – ter que comprar um móvel novo – as dicas de como educar um felino são sempre muito bem-vindas. Entretanto, mudar os hábitos dos bichinhos não é tarefa fácil, ainda mais quando se trata de um instinto milenar. Por isso, a melhor alternativa é ensinar o gato a usar arranhador.
Acredite, é possível direcionar as garras do seu gato! Eles adoram arranhar tudo! É uma forma de carinho e de marcar território. Este instinto felino precisa ser muito estimulado. Se o animal deixar de arranhar objetos todos os dias, pode ser um pequeno sinal de doença.
 

Ensinar o gato a usar arranhador: dicas!

Na hora de escolher o arranhador ideal para o seu pet, leve em consideração o tamanho dele, sua idade e em como ele ficaria perto do objeto. A regra é simples: se você tem um filhote, compre um pequeno e para um gato grande, um maior. Não se esqueça de trocar o arranhador na medida que seu gato cresce, pense instintivamente: o gato arranha um tronco de uma árvore porque ela é grande, firme e ele pode se espreguiçar totalmente nela sem correr o risco de cair. No mais, também leve em consideração estas dicas:

·         Observe se o pet gosta de arranhar na vertical ou horizontal. Isso vai ajudar muito na hora de escolher no Pet Shop.
·         Coloque o arranhador em um lugar que o gato costume ficar. No “território” dele.
·         Já conhece a catnip? A famosa erva do gato. Use-a para fazer com que o felino goste do objeto!

Se estas dicas não forem suficientes para fazer o seu peludo aderir ao arranhador, não se preocupe! É completamente comum eles acharem desinteressante e não dar a mínima para o novo mimo, principalmente os gatos mais velhos. Caso isso aconteça com você, é preciso fazer com que o arranhador fique com a cara do seu gatinho! Para isso, leve os brinquedinhos dele para o arranhador, suas bolinhas, ratinhos e amarre fitinhas. Isto com certeza irá despertar o interesse do seu pet.
Se nada disso funcionar, talvez seja a hora de resolver os problemas comportamentais do seu pet! Muito além de seguir dicas que envolvem punições, tente entender os motivos e repetições de movimento do seu animal de estimação. Você já conhece adestramento positivo? É uma opção para quem deseja treinar e mudar alguns comportamentos dos animais. Ensinar o gato a usar arranhador pode ser uma das tarefas que um adestrador pode ter com o seu pet.