Adote um gato mais velho | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 22/01/2019 Dicas

Adotar um gato mais velho: conheça as vantagens

Se você está pensando em adotar um pet, considere levar para casa um gato mais velho.
Adotar um gato mais velho: conheça as vantagens

Gatos são sempre fofos, não é mesmo? Cada idade tem suas travessuras e felicidades. Apesar disso, na hora de adotar é sempre a mesma história: apenas os filhotes são escolhidos. Adotar um gato mais velho, diferente do que muitos pensam, não é um super desafio. Muito pelo contrário! Gatos adultos ou idosos não são agitados, eles prezam pelo companheirismo!
Alguns filhotinhos não tem a mesma sorte que outros de encontrar um protetor, ser encaminhado para uma ONG ou ser resgatado por alguém que ama pet. Estes filhotes transformam-se em gatos adultos, correm riscos nas ruas e, quando resgatados, ainda precisam passar por uma segunda rejeição. Basta ir no final de uma feira de adoção para ver que só ficam os gatos mais velhos.
Há pessoas que alegam que adotar um gato mais velho significa ter que lidar com a fase mais complicada de um pet. Isso porque acreditam que vão gastar muito no veterinário com possíveis doenças que um felino pode ter na velhice. Mas são apenas suposições e muitos se esquecem que dar a oportunidade de um animal ser amado no fim de sua vida pode ser uma ótima experiência.
Estas são algumas preocupações para felinos idosos, mas pets considerados adultos passam pela mesma rejeição. A questão é abrir a mente para além dos filhotes. Se você pensa que um gato mais velho pode dar trabalho é porque não conhece as vantagens de adotá-los. Então, se você está pensando em adotar, tente abrir o coração e a casa para um pet mais velho!

Conheça as vantagens de adotar um gato mais velho

Tamanho e temperamento
Quando se adota um filhote não é possível saber o quanto ele vai crescer e como será seu temperamento. Alguns são mais dóceis que outros. Com um gato mais velho isso não é uma surpresa, basta ficar um pouquinho com ele e já conhecerá sua personalidade.
 
Sabe usar a caixinha
Um filhote precisa ser ensinado a fazer suas necessidades no lugar correto. Um gato adulto já sabe onde ir e como enterrar.
 
Equilíbrio perfeito
Gatos filhotes exigem mais atenção, pois eles tendem a ter mais energia. Os adultos ou idosos são ótimos companheiros, mas também podem passar mais tempo sozinhos. Eles são independentes e sabem pedir carinho na hora certa!
 
São tranquilos
Esqueça tudo o que já ouviu sobre filhotes destruindo a casa, correndo de madrugada ou arranhando e mordendo. Quando os felinos atingem a idade adulta, costumam ser mais tranquilos e dar menos trabalho.
 
Adotar um gato mais velho é um verdadeiro ato de amor. É proporcionar carinho para um ser que foi rejeitado e que tem uma segunda chance na vida. Não se desespere ao pensar que vai passar menos tempo com eles, gatos vivem muito e atualmente existem mais cuidados que prolongam a vida dos animais.