Planejar a decoração do espaço pet é importante?
Uma coisa que muita gente fica em dúvida quando adota um cão ou um gato é sobre como planejar a decoração do espaço pet em casa. Seja em apartamentos, residências, studios ou kitnets, é muito importante que seu animal desfrute de um local aconchegante e arejado para viver bem e com mais liberdade. Afinal, os animais de estimação são como membros da família e pensar nos cantinhos onde vão se alimentar, descansar e fazer suas necessidades, é fundamental para garantir a qualidade de vida deles, além de estabilidade emocional e psicológica. A decoração do espaço pet amplia o olhar dos tutores em relação aos métodos criativos para garantir o bem-estar do animal, criando uma relação mais íntegra entre ambos.
Embora seja do desejo de cada tutor proporcionar o melhor ambiente a seu bichinho, sabemos das dificuldades e dos fatores limitantes perante o espaço. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você que tem pouco espaço em casa, mas um grande coração e prioriza por planejar a decoração do espaço pet com muito amor e dedicação. Vamos lá?!
Decoração do espaço pet: o que seria isso?
Simples! É aproveitar cada centímetro do cômodo e reinventar todos os objetos da casa. Veja alguns exemplos:
- Transformar uma mesa de centro em caminha;
- Aproveitar a base da escada (ou o espaço vazio abaixo dos degraus) para construir uma casinha;
- Desenhar passagens pelas paredes;
- Transformar uma prateleira em passarela;
- Combinar um braço de sofá com um arranhador;
- Forrar aquele pilar com trilhas de cordas;
- Reservar um espaço na bancada central da cozinha para o porta água e porta ração;
- Construir uma cerquinha com um pallet em ou ainda, usar como base para colocar o tapete higiênico.
Enfim, são muitas formas de inovar e adaptar o espaço de sua casa à rotina de seu pet.
Primeira coisa é ter em mente que manter pets em casas com pouco espaço pode ser desafiador, mas sim, é possível! Basta um pouco de força de vontade, ferramentas, dinheiro e criatividade para construir a decoração do espaço pet dos seus sonhos, claro, obedecendo às demandas e ao porte de seu animal.
Outro fator importante que você deve levar em consideração é que, apesar de ser muito legal planejar tudo isso, os animais podem ser estabanados, principalmente os gatos, portanto, objetos de valor devem ficar protegidos.
Qual material utilizar para a decoração do espaço pet?
Você precisa optar por materiais resistentes e de fácil limpeza e manutenção. Investir em portas com janelas e com acesso inferior para a saída/ entrada de animais, já dará ao seu pet extrema sensação de liberdade, pois com a janela aberta, seu cão pode visualizar a movimentação interna e externa, e com a parte de baixo, do acesso, se deslocar sem a necessidade de você estar em casa.
Armários superiores podem vir acoplados de prateleiras em forma de escadinha e você também pode investir em nichos que se transformam num verdadeiro parque de diversão para os gatos.
Alguns animais gostam de esfregar o corpo na parede, por isso, ideal é pintar as paredes com tintas acrílicas foscas ou acetinadas ou ainda, forrar as paredes com papéis feitos de vinil.
Cachorros adoram pular nas janelas, então, nossa dica final é de que você evite as cortinas, pois além de ficarem sujas, elas podem estragar com o peso da pata do animal. Caso você tenha gato, a cortina também pode ser um problema, pois eles podem enroscar suas unhas ao pular na janela, ou ainda, querer arranhar, estragando o material.
Gostou das nossas dicas? Então use e abuse dessas ideias para despertar a sua criatividade e faça seus móveis terem multifunções em prol do seu bichinho!