Juliana Modotti , 20/09/2018
Saúde
Saiba a melhor forma de aderir aos tapetes higiênicos para cães
A escolha do local e algumas dicas de manuseio podem fazer toda a diferença para a saúde de seu pet

Com o objetivo de evitar o mau cheiro e a sujeira causada nas “horas de aperto” do seu cãozinho, os tapetes higiênicos chegaram como uma ótima alternativa aos jornais, oferecendo muito mais conforto e limpeza para os pets. A urina, por exemplo, é imediatamente absorvida e para a retirada das fezes, basta dobrar o tapete e descartar.
Desde que inventaram este “banheiro” dos pets, ficou muito mais tranquilo criar um cachorro dentro de um apartamento, por exemplo. Porém, você sabe como melhor utilizar os tapetes higiênicos? Confira algumas dicas que vão deixar o seu pet ainda mais feliz e aliviado!
Deixe o tapete em um local bem arejado, iluminado e de fácil acesso ao seu cão. As condições do ambiente devem ser favoráveis para que ele se sinta tranquilo e confortável, evitando assim a possibilidade de sujeira e outras situações de bagunça ou euforia enquanto faz suas necessidades.
Os cães têm um faro muito aguçado, por isso, deixe os tapetes higiênicos o mais longe possível do ambiente onde seu animal costuma se alimentar. Por maior que seja este sentido nos cães e por menor que seja o seu espaço em casa, nenhum pet gosta de comer ao lado de próprio banheiro.
No caso da escolha por tapetes descartáveis, basta colar a fita adesiva no chão e assim que estiver sujo, remover do ambiente, descartando- o. Já na escolha dos tapetes laváveis, esteja sempre atento à periodicidade da limpeza. Ideal nestes casos é possuir dois tapetes, para poder deixar um de reserva enquanto limpa o outro. Constituído por camadas absorventes, impermeáveis e antiderrapantes, estes modelos geram menos impacto ambiental, uma vez que suportam várias lavagens para a reutilização.
Ensine seu pet a utilizar os tapetes higiênicos desde filhote! Caso não seja possível, você pode acostumar o seu animal a usar o tapete levando- o ao “banheiro” sempre depois das refeições. Isso o ajudará a entender o objetivo da “visita”. Assim que ele fizer suas necessidades, incentive- o com um petisco. Isso o fará entender que fez algo certo e consequentemente, vai assimilar que ali é onde deve fazer xixi e cocô.
Utilizando estas dicas, com certeza seu cãozinho vai aprender a usar os tapetes higiênicos rapidamente. Mais que isso, vai se sentir muito mais feliz e disposto para curtir a vida ao seu lado!
Leia também

Janeiro Branco: o auxílio dos pets na saúde mental
Além de serem excelentes companhias, os animais de estimação proporcionam bem-estar para as...
Juliana Modotti , 23/01/2023

Saiba como escolher uma boa hospedagem para pets
Quem vai viajar no fim de ano e não pode levar o bichinho de estimação pode escolher locais...
Juliana Modotti , 19/12/2022

Dicas para levar o pet em viagem de ônibus e avião
As férias de fim de ano estão batendo à porta e é importante que os tutores saibam como levar os...
Juliana Modotti , 12/12/2022