Adotar um gatinho requer cuidados especiais | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti, 25/09/2018 Dicas

Adotar um gatinho requer cuidados especiais

Entenda quais os principais cuidados que você deve ter com um felino
Adotar um gatinho requer cuidados especiais

Adotar um gatinho é um gesto de amor e se você é iniciante no convívio com felinos, não se preocupe, pois este artigo vai te ensinar quais são os principais cuidados que você deve ter para o seu bichano viver seguro, calmo, saudável e claro, muito feliz ao seu lado! 
 
Primeiramente, entenda que adotar um gatinho ou qualquer outro animal requer o mesmo amor e cuidado que temos uns com os outros, seres humanos, e praticar abandono ou maus tratos, é crime, constituído pela Lei Federal nº 9.605, de 1998.  Além disso, apesar de muita gente achar que não, os animais sentem a nossa energia e sabem o quanto de esforço desprendemos para cuidar deles, por isso, esteja bem certo de sua escolha ao decidir adotar um gatinho e ter um pet em sua vida. 
 
Decidindo que realmente quer a companhia de um felino em seu lar, é de extrema relevância entender que os gatos são animais de muita personalidade, então, é necessário que você não force o bichano a te obedecer. Ideal mesmo é que você deixe ele perceber sua rotina, para aos poucos, entender quais são as regras da casa.
 

Adotar um gatinho: reconhecendo o ambiente: 

 
Gatos são animais territorialistas e gostam de mandar no ambiente onde vivem, por isso, quando o levar para casa, procure acomodá-lo em um local especial para ele e, de preferência, em um cômodo claro, arejado e espaçoso. Se possível, coloque arranhadores para que possa afiar as unhas (ato primordial para sua defesa) e espalhe brinquedinhos que estimulam seu instinto de caça, para que se familiarize com o ambiente de forma mais natural possível. 
 
 

Alimentação e higiene: 

 
Coloque o pote de ração e de água um do lado do outro e mantenha uma caixa de areia para ser utilizada como banheiro do seu pet. Uma dica é manter a caixa de areia bem distante do alimento, uma vez que os odores da urina e das fezes incomodam os felinos. Importante também é não ficar trocando a caixa de areia de lugar. Escolha um ambiente menos movimentado da casa para que seu gato tenha maior privacidade. 
 
Substituir o pote de água por uma fonte ou ainda um filtro d’água, é o ideal, pois os gatos não gostam de água parada, e, na correria do dia a dia, as vezes, esquecemos de trocar, ocasionando desidratação de seu felino. Além disso, a água corrente atrai o bichano a se hidratar com maior frequência e contribui para evitar ou retardar problemas como a insuficiência renal. 
 
 

Segurança: 

 
Como você já deve imaginar, os felinos são animais exploradores e isso diz respeito tanto aos ambientes internos da casa como também, os ambientes externos. Por isso mesmo, uma dica muito importante e que muitas vezes passa despercebido pelos tutores, são os cuidados com produtos de limpeza e produtos químicos em geral. Por serem tóxicos, procure sempre manter estes recipientes muito bem fechados e fora do alcance de seu gato. O contato com o cheiro pode intoxicar-lo e a ingestão pode, inclusive, levar à morte. 
 
Outra dica importante no que diz respeito a este espírito explorador dos felinos, está ligado aos ambientes externos. Muitas vezes seu felino vai querer passar pelo portão, pular o muro ou escalar a árvore que dá acesso à casa dos vizinhos. Uma forma de tentar controlar o seu bichano e garantir maior segurança a ele mesmo, é instalando telas de proteção no portão (se for de grade) e nos muros. 
 
Após a instalação, esteja sempre atento à manutenção das mesmas, uma vez que os gatos costumam arranhar e morder até arrebentarem e abrirem acesso. O material mais indicado para evitar este tipo de situação é o polietileno, por ser mais resistente, inclusive ao tempo. 
 
 
Bem - estar emocional: 
 
O tratamento emocional e psicológico também contam muito para o bem - estar do seu felino. Procure passar tempo com seu animal e brincar com ele, estimulando um contato mais próximo e uma relação de companheirismo. Quando você menos esperar, terá um grande aliado junto a você. Além disso, os animais têm grande senso de gratidão e sabem retribuir todo o carinho de estarem sendo cuidados com amor e dedicação. Esteja atento para perceber o senso de gratidão de seu felino! Com certeza, essa relação sadia também fará muito bem a você!