Como acalmar um gato arisco ou medroso? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Olívia Gravina, 05/05/2021 Saúde

Como acalmar um gato arisco ou medroso?

A característica arisca ou medrosa de alguns felinos é comum em algumas situações, mas pode ser indicação de algo mais grave. Saiba como acalmar o seu felino!
Como acalmar um gato arisco ou medroso?

Todo tutor concorda: acalmar um gato arisco não é tarefa das mais tranquilas. Os bichanos possuem uma personalidade forte por natureza, mas quando o estresse e/ou medo são constantes, atrapalhando a convivência com o tutor e outros pets, é necessário pedir ajuda para um veterinário, identificar as causas desse comportamento e qual o tratamento indicado.

Saiba identificar quando o gato está medroso ou nervoso demais e procure a ajuda certa para o seu bichano!

 
<address>BANNER_APPEGADA</address>
 
 

Gato arisco: identificando um animal incomodado


Os gatos, por mais carinhosos que sejam, não gostam de grude o tempo todo; é como se eles valorizassem ter um tempo e espaço só deles. Porém, quando o gato está muito estressado ou arisco, é sinal de que algo não está bem.

Sinais como afastamento de humanos e outros animais, deixar o torso e a cauda levantados, rejeitar tentativas de carinho, mordidas e arranhões agressivos são ações claras de que o gato está com algum problema e/ou se sente ameaçado. 

Cabe ao tutor ter paciência e levar o bichano ao veterinário para identificar as possíveis causas do stress e tratá-lo de maneira certa. 
 

Gato medroso pode ter ligação com traumas

O medo em excesso acontece muito com animais recém-resgatados, pois os gatos de rua passam por traumas, agressões, fome e outras situações tristes que acabam moldando a personalidade do animal. Mesmo estando em um ambiente amoroso, o gato arisco pode se sentir ameaçado em algum momento e tentar se defender.

Outra situação em que é bom o tutor ficar de olho é quando os gatos possuem miados mais frequentes do que o comum, de maneira muito insistente, o que indica que o nervosismo pode ter causas ligadas à saúde, tanto física como emocional.

Quais as dicas para acalmar um gato arisco ou medroso?

Uma das dicas mais recomendadas por especialistas para acalmar um gato arisco ou medroso é o enriquecimento ambiental. Gatos adoram exercitar seus instintos de caça e a vivência em locais onde ele pode explorar com segurança traz mais conforto e bem-estar para o animal. 

Estimular o gato de maneira sutil e respeitando o espaço dele também é uma boa opção. Atraia o animal com a ração preferida ou com um brinquedo legal, MAS SEM JOGAR OU FAZER MOVIMENTO BRUSCO. 

Alguns veterinários recomendam tratamento com florais específicos, mas cabe ao profissional examinar o pet e entender qual o medicamento ideal para o caso. Por isso, o tutor deve sempre levar o gato ao veterinário para receber um diagnóstico correto.
.
Quer ver mais dicas como esta? Baixe a appegada no seu celular e fique por dentro do nosso blog, além de postar fotos do seu bichinho e aproveitar as ofertas do nosso Market. Clique aqui e instale agora mesmo!