Juliana Modotti, 25/09/2018
Dicas
Decidindo que realmente quer a companhia de um felino em seu lar, é de extrema relevância entender que os gatos são animais de muita personalidade, então, é necessário que você não force o bichano a te obedecer. Ideal mesmo é que você deixe ele perceber sua rotina, para aos poucos, entender quais são as regras da casa.
Adotar um gatinho requer cuidados especiais
Entenda quais os principais cuidados que você deve ter com um felino
Adotar um gatinho é um gesto de amor e se você é iniciante no convívio com felinos, não se preocupe, pois este artigo vai te ensinar quais são os principais cuidados que você deve ter para o seu bichano viver seguro, calmo, saudável e claro, muito feliz ao seu lado!
Primeiramente, entenda que adotar um gatinho ou qualquer outro animal requer o mesmo amor e cuidado que temos uns com os outros, seres humanos, e praticar abandono ou maus tratos, é crime, constituído pela Lei Federal nº 9.605, de 1998. Além disso, apesar de muita gente achar que não, os animais sentem a nossa energia e sabem o quanto de esforço desprendemos para cuidar deles, por isso, esteja bem certo de sua escolha ao decidir adotar um gatinho e ter um pet em sua vida.
Adotar um gatinho: reconhecendo o ambiente:
Gatos são animais territorialistas e gostam de mandar no ambiente onde vivem, por isso, quando o levar para casa, procure acomodá-lo em um local especial para ele e, de preferência, em um cômodo claro, arejado e espaçoso. Se possível, coloque arranhadores para que possa afiar as unhas (ato primordial para sua defesa) e espalhe brinquedinhos que estimulam seu instinto de caça, para que se familiarize com o ambiente de forma mais natural possível.
Alimentação e higiene:
Coloque o pote de ração e de água um do lado do outro e mantenha uma caixa de areia para ser utilizada como banheiro do seu pet. Uma dica é manter a caixa de areia bem distante do alimento, uma vez que os odores da urina e das fezes incomodam os felinos. Importante também é não ficar trocando a caixa de areia de lugar. Escolha um ambiente menos movimentado da casa para que seu gato tenha maior privacidade.
Substituir o pote de água por uma fonte ou ainda um filtro d’água, é o ideal, pois os gatos não gostam de água parada, e, na correria do dia a dia, as vezes, esquecemos de trocar, ocasionando desidratação de seu felino. Além disso, a água corrente atrai o bichano a se hidratar com maior frequência e contribui para evitar ou retardar problemas como a insuficiência renal.
Segurança:
Como você já deve imaginar, os felinos são animais exploradores e isso diz respeito tanto aos ambientes internos da casa como também, os ambientes externos. Por isso mesmo, uma dica muito importante e que muitas vezes passa despercebido pelos tutores, são os cuidados com produtos de limpeza e produtos químicos em geral. Por serem tóxicos, procure sempre manter estes recipientes muito bem fechados e fora do alcance de seu gato. O contato com o cheiro pode intoxicar-lo e a ingestão pode, inclusive, levar à morte.
Outra dica importante no que diz respeito a este espírito explorador dos felinos, está ligado aos ambientes externos. Muitas vezes seu felino vai querer passar pelo portão, pular o muro ou escalar a árvore que dá acesso à casa dos vizinhos. Uma forma de tentar controlar o seu bichano e garantir maior segurança a ele mesmo, é instalando telas de proteção no portão (se for de grade) e nos muros.
Após a instalação, esteja sempre atento à manutenção das mesmas, uma vez que os gatos costumam arranhar e morder até arrebentarem e abrirem acesso. O material mais indicado para evitar este tipo de situação é o polietileno, por ser mais resistente, inclusive ao tempo.
Bem - estar emocional:
O tratamento emocional e psicológico também contam muito para o bem - estar do seu felino. Procure passar tempo com seu animal e brincar com ele, estimulando um contato mais próximo e uma relação de companheirismo. Quando você menos esperar, terá um grande aliado junto a você. Além disso, os animais têm grande senso de gratidão e sabem retribuir todo o carinho de estarem sendo cuidados com amor e dedicação. Esteja atento para perceber o senso de gratidão de seu felino! Com certeza, essa relação sadia também fará muito bem a você!
Leia também
Leishmaniose pode matar meu cachorro?
A leishmaniose é uma doença grave que pode ser fatal para cães se não for tratada adequadamente....
Juliana Modotti, 11/09/2024
Os animais sentem que vão morrer: mito ou verdade?
Leia o que se sabe sobre o último estágio da vida de um pet
Juliana Modotti, 13/06/2024
Castrar reduz risco de câncer em cães e gatos?
A castração é um procedimento simples e que pode ajudar a melhorar a saúde do seu pet.
Juliana Modotti, 11/06/2024