a importância do bigode do gato

O bigode do gato é mais importante do que você possa imaginar para a vida dos felinos de modo geral. Por isso, este artigo vai destacar tudo o que se deve saber sobre esses fios, bem como, esclarecer algumas dúvidas, por isso, confira.
Qual é a função do bigode do gato?
O bigode do gato, também conhecido como vibrissas, é responsável por uma série de funções importantes na vida dos felinos, como o sentido do tato. Em suma, eles se conectam com terminações nervosas do animal que detectam movimentos externos.
Para explicar, em outras palavras, é a partir disso que o gato percebe algum objeto ao seu redor, mesmo no escuro. Ou seja, ao tentar fazer carinho em um gato, ele irá sentir o seu toque no contato pelo bigode e com isso, terá uma reação.
O mesmo vale para a orientação de espaço do animal, pois o processo é similar. Em síntese, ao tocar algo com as vibrissas, o felino pode determinar a:
-
distância do objeto;
-
largura de passagem;
-
tamanho.
Esse tipo de recurso é vital para a qualidade de vida do gato, uma vez que isso ajuda a evitar colisões, bem como, a se locomover. Contudo, o bigode possui muitas outras funções importantes, então, veja mais a seguir.
A comunicação e o estado emocional
Outro ponto importante que vale destacar sobre o bigode felino é que ele é responsável pela comunicação entre os gatos. Em síntese, é a partir desse elemento que os animais sabem como está à disposição, bem como, o estado emocional do outro.
A posição das vibrissas dá muitas informações, por exemplo, quando estão para frente, indica que o felino está animado ou curioso. Por outro lado, no caso de estarem para trás, pode significar o seu desconforto, bem como, o medo que o gato sente.
Reflexo e proteção dos olhos
Os bigodes de gato ao redor dos olhos também tem como função o reflexo de retração, se movendo para trás ao explorar algum objeto. A princípio, essa ação protege as vibrissas de danos que possam surgir, bem como, indicam que o felino está próximo de algo.
Eles também servem como uma forma de proteção para os olhos do animal. Uma vez que eles evitam que qualquer tipo de intempérie toque a região óptica do gato, como uma camada extra de defesa.
Por que não cortar o bigode do gato?
O bigode do gato é vital para a longevidade do pet, uma vez que as vibrissas são de extrema importância. Em suma, é a partir delas que o animal tem condições de:
-
se comunicar com outros gatos;
-
caçar o seu alimento;
-
ter noção de espaço e localização;
-
proteger os olhos;
-
indicação do seu estado emocional.
Isso significa que você jamais deve cortar esses fios do felino, mesmo sabendo que eles irão crescer de novo com o tempo. Além disso, é a partir das vibrissas que você pode ler o comportamento do animal, o que ajuda a saber o que eles sentem.
É uma parte vital do sistema sensorial do gato e, ao retirá-lo, irá causar um grande e sério desconforto no felino. Do mesmo modo, também pode afetar a sua qualidade de vida de modo geral, portanto, evite cortar o bigode do seu pet.
É normal cair o bigode do gato?
O bigode do gato, bem como, os demais pelos do animal, caem de forma natural, no entanto, eles são fios mais grossos que o normal. Porém, eles têm um ciclo, o que significa que passam por três processos, são eles:
-
crescimento;
-
repouso;
-
queda.
Mas, há fatores que podem influenciar e acelerar essa queda. Por exemplo, o desgaste natural, a idade, doença ou estresse, quebra ou lesão, ou seja, causas externas irão afetar o bigode do felino.
Vale lembrar que você deve observar isso para saber qual é o motivo das vibrissas caírem e tomar as medidas em caso de problemas adjacentes. Em síntese, uma dica de que é algo de saúde é o volume de queda, bem como, a frequência, então, esteja atento.
Sempre vacine o seu pet
A vacinação é vital para o seu gato, ao passo que isso vai ajudá-lo a manter a saúde e o bem-estar. Em síntese, também permite que o bigode siga o seu ciclo natural de crescimento, repouso e queda, sem que nada o influencie.
Qual é a importância do bigode do gato?
O bigode do gato é o responsável pela orientação do espaço do felino, bem como a percepção do seu estado emocional e bem-estar. Por isso, é vital que você tenha muito cuidado com esse mecanismo natural e o proteja, assim irá manter o seu animal saudável.
Consulte sempre um veterinário
É de suma importância lembrar de manter as consultas ao veterinário regulares. Uma vez que isso ajuda a manter a saúde do seu felino em dia. Por fim, vale destacar o cuidado com o bigode do seu gato, pois as vibrissas são vitais para a orientação e bem-estar do animal.
Leia também

Leishmaniose pode matar meu cachorro?

Os animais sentem que vão morrer: mito ou verdade?
