Como fazer carinho em um gato | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 17/07/2019 Dicas

Você sabe como fazer carinho em um gato?

Eles são estrelinhas e gostam de mandar até na hora do carinho!
Você sabe como fazer carinho em um gato?

Quem nunca aprendeu com unhas e dentes como fazer carinho em um gato? Os felinos são seres únicos e extremamente temperamentais. Eles não levam um carinho errado na camaradagem, atacam desconhecidos e tutores com arranhões e mordidas. É muito comum pessoas que não tem pet, ou que estão apenas acostumados com cachorros, apertar os gatos ou esfregar demais. Se você não pode ver um gatinho que já quer passar a mão, mas nunca foi bem recebido, leia este guia definitivo sobre como a realeza dos animais de estimação gostam de ser tratados.
 

Como fazer carinho em um gato

A regra número 01 é ser amigável e respeitar o espaço do pet. Os gatos são independentes e recebem atenção de forma diferente do cachorro, ou seja, com bem menos energia. Opte por apresentar-se para o pet, não pegá-lo no colo e, de preferência, estar em um lugar onde ele se sinta confortável.

Para quebrar o gelo, comece acariciando a cabeça do gato e pressionando levemente o pescoço. Aos poucos comece a passar a mão nas bochechas, este é um lugar importante, pois é onde eles liberam feromônios que marcam território, isso fará com que ele se sinta à vontade. Se o gatinho fechar os olhos e começar a ronronar, pronto! Você ganhou a confiança do felino e pode começar a sentir a maciez do seu pelo.

Para o corpo não tem segredo! Passe a mão da cabeça até o rabo do felino, sempre no sentido horário, penteando-o. Nunca volte do rabo para a cabeça, eles ficam irritados com a bagunça dos pelos. Os felinos são sistemáticos e gostam de manter um padrão até mesmo na forma de receber carinho, tente manter o movimento na frequência que ele pedir.
 

Superando o medo

É comum sentir medo dos gatos por conta de suas unhas e dentes. Neste caso, acariciar um felino parece fora de cogitação. Se você faz parte deste time, temos uma dica importante: espere até que o pet esteja em uma área da casa ou apartamento que ele se sinta bem, mostre suas mãos e deixe que ele fareje. Caso ele queira um carinho, irá esfregar a cabeça ou o corpo em você. Depois é só seguir as dicas de movimento.
 

Uma rotina de amizade

Com os gatos, a regra “às vezes mais é menos” vale muito! Uma dose a mais de afago pode ser motivo para um arranhão, isso porque eles podem solicitar, mas desejar apenas um cumprimento. É uma cena corriqueira quando eles mostram a barriguinha fazendo uma graça para o tutor. Uma curiosidade sobre isso: gatos que recebem muito carinho podem se estressar facilmente. O ideal é sentir como está o clima. Com o tempo os gateiros aprendem a lidar com este temperamento único.

Falando sobre aprender a lidar com o temperamento felino, é imprescindível notar que cada gato é único. Cada um tem sua própria personalidade e gostos. Sobre como fazer carinho em gato, mesmo que seja uma regra, alguns pets gostam de estender para o queixo, pescoço, patas e até a famosa barriguinha! Você e seu pet vão criar uma rotina exclusiva de amizade e ter um momento só para carícias e ronrom.