Será que existe ansiedade em gatos? Saiba aqui! | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Olívia Gravina, 16/05/2023 Saúde

Será que existe ansiedade em gatos? Saiba aqui!

Os felinos possuem fama de serem independentes e desapegados, mas saiba que a ansiedade também pode afetá-los.
Será que existe ansiedade em gatos? Saiba aqui!

Quem possui gato em casa sabe como o animal é diferenciado dos outros pets. Com fama de serem independentes, frios e até mesmo desapegados dos tutores, ninguém imagina que esse pets possam sofrer com algum distúrbio emocional. Mas acredite: eles possuem sim sentimentos e podem sofrer com transtornos devido à solidão ou até mesmo maus-tratos.

Já está comprovado pela ciência que gatos podem sofrer com ansiedade; por isso, os tutores precisam se atentarem para mudanças de comportamento repentinas e sintomas como apatia, falta de apetite ou agitação extrema. Aprenda a identificar os sintomas da ansiedade em gatos e como evitá-la.
 
<address>BANNER_APPEGADA</address>​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
 

Gatos podem sofrer com ansiedade por diversos motivos


Para quem acha que os gatos são desapegados e parecem não se importarem com nada, saiba que isso é um grande mito. Os bichanos são sensíveis e podem sofrer com transtornos psicológicos em caso de abandono, solidão ou até mesmo estresse.

Por isso, é correto afirmar que gatos podem sofrer de ansiedade. Embora a ansiedade seja frequentemente associada aos seres humanos, ela também pode afetar outros animais, incluindo os felinos. Ela pode ser causada por vários fatores, incluindo a falta de socialização adequada, mudanças no ambiente, falta de atividade física, separação de seus tutores e até mesmo medo de outros animais.

Um dos sintomas mais comuns de ansiedade em gatos é o comportamento destrutivo. Gatos ansiosos podem começar a arranhar móveis ou outros objetos na casa, bem como fazer as necessidades fora da caixa de areia. Eles também podem se tornar mais agressivos ou se esconderem com mais frequência. Outros sintomas incluem hiperatividade, vocalização excessiva e apatia.

É importante notar que, assim como nos humanos, a ansiedade em gatos pode ter consequências negativas na saúde geral do animal. O estresse crônico associado à ansiedade pode enfraquecer o sistema imunológico do gato, aumentando o risco de doenças e infecções. Além disso, felinos ansiosos podem perder peso ou desenvolver outros problemas de saúde devido à falta de exercício ou à ingestão inadequada de alimentos.

Felizmente, existem várias maneiras de ajudar os gatos a superar a ansiedade. Isso pode incluir mudanças no ambiente da casa, como fornecer mais atividade física ou um espaço seguro para o gato se retirar. Além disso, produtos como feromônios sintéticos e suplementos calmantes podem ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade em gatos. Em casos mais graves, um veterinário pode prescrever medicamentos para ajudar a aliviar os sintomas do distúrbio.

Saiba que na appegada você encontra produtos para diminuir a ansiedade do seu bichinho, como brinquedos e feromônios. Baixe o app, cadastre-se gratuitamente e encontre tudo o que o seu bichinho precisa!