Veja dicas de adoção responsável de pets | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Olívia Gravina, 16/09/2022 Saúde

Veja dicas de adoção responsável de pets

Adotar um animalzinho de estimação traz muita alegria para a família, mas é preciso observar as responsabilidades também. Veja as dicas a seguir.
Veja dicas de adoção responsável de pets

A adoção de um animalzinho de estimação costuma trazer muitas alegrias para os tutores, afinal começa uma rotina de brincadeiras e cuidados. Porém, muitas pessoas esquecem que os animais de estimação são seres vivos, que demandam atenção específica, vacinação, alimentação e atenção, deixando os bichinhos abandonados.

Por isso, confira algumas dicas de adoção responsável para recepcionar muito bem os novos pets, independente da raça ou espécie!
 

Conheça agora algumas dicas de adoção responsável


Adotar um pet é uma decisão que deve ser tomada com muita atenção e responsabilidade, afinal de contas é uma vida que está em jogo. Se a pessoa pretende se tornar um pai ou mãe de pet, é necessário avaliar algumas condições fundamentais antes de levar o bichinho para casa.

O primeiro passo é analisar o tempo disponível para cuidar do pet. Se o candidato a tutor não dispor de um tempo para levar o pet para passear ou ao veterinário, por exemplo, fica difícil, afinal até mesmo os animais de estimação precisam sair da rotina.

Outro ponto que faz parte das dicas de adoção responsável é a questão financeira. Os animais de estimação precisam de ração, medicamentos, consultas e outros gastos, então, se a pessoa não estiver disposta a separar uma verba para atender essas necessidades, é melhor nem levar o bichinho para casa. 

O candidato a tutor também precisa avaliar o espaço disponível para o bichinho, tanto pensando em conforto quanto pensando em segurança. O quintal ou apartamento deve ser telado para evitar acidentes ou acesso à rua, por exemplo, mas também deve ter espaço suficiente para circulação e acomodação do animal - já pensou em querer manter um dogue alemão em um apê de 50 metros quadrados?!

A questão familiar também é importante ao adotar um pet. Todos os moradores da casa precisam estar de acordo com a chegada de um animalzinho de estimação e também precisam se comprometer a ajudar nos cuidados com o pet. Sabe aquela história do “não quero saber de cachorro/gato dentro de casa”? Pois bem, melhor não arriscar nem levar o pet de surpresa.

E por último, mas não menos importante, é a questão da paciência. Sim, os pets possuem personalidade própria e precisam ser adestrados para se adequarem à rotina dos tutores; sendo assim, é importante ter paciência para lidar com as travessuras dos animaizinhos e corrigi-los sem agressão ou maus-tratos.

Após analisar todos esses fatores, é só correr para a feirinha de adoção mais próxima e levar o seu pet para receber muito amor e carinho!