Saiba como prevenir o câncer de mama em pets | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Atualizado por Olívia Gravina, 25/10/2022 Saúde

Saiba como prevenir o câncer de mama em pets

O Outubro Rosa estende-se também à esfera animal, uma vez que gatas e cadelas podem desenvolver tumores mamários.
Saiba como prevenir o câncer de mama em pets

O décimo mês do ano é marcado por uma campanha muito importante para a saúde da mulher: o Outubro Rosa, que tem como objetivo, a conscientização das mulheres e da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. 

Indo um pouco mais longe, o Outubro Rosa estende-se também à esfera animal, uma vez que gatas e cadelas podem desenvolver tumores mamários, sendo necessário uma conscientização dos tutores em realizar, no mínimo a cada seis meses, exames prévios em casa e específicos com veterinários. Ações como estas são fundamentais para garantir a vida, a saúde e o bem- estar das fêmeas, orientando os tutores sobre como prevenir o câncer de mama em pets.
 
<address>BANNER_APPEGADA</address>

Outubro Rosa e câncer de mama entre cadelas e gatas


Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNMV), os tumores de mamas correspondem a 52% dos casos de câncer registrados em cadelas. No âmbito das felinas, este número chega em 17% e por isso, a importância de conscientizar as pessoas sobre os exames periódicos. Afinal, através de um diagnóstico precoce é possível adiantar cirurgias e tratamentos, aumentando em 90% as chances de cura.  

Ainda conforme dados do CNMV, a incidência de nódulos malignos nas mamas nas cadelas são, em média de 50% e de 80% nas gatas, recomendando-se a retirada de todos os nódulos de mama para avaliação.
 

Como prevenir o câncer de mama em pets


Uma das formas sobre como prevenir o câncer de mama em pets é evitar o uso de anticoncepcionais, uma vez que causam muitas alterações hormonais. Outro método muito eficaz de prevenção é a castração, pois a incidência de tumores mamários em animais castrados antes do primeiro cio é de 0,5%. Já em cadelas castradas após o primeiro cio, o índice aumenta para 8% e, após dois ou mais ciclos, chega a 26%. 

Para realizar o diagnóstico, ideal é que os tutores levem suas fêmeas ao veterinário a cada semestre para realizar um check-up, porém, também é possível fazer de forma “caseira”, através da observação de nódulos, pólipos ou inchaço no tecido mamário. Lembrando que um método não deve substituir o outro. Obesidade e idade avançada são fatores de risco, portanto, nestas condições é necessário um cuidado ainda maior, além de observação constante.


Reconhecendo os sintomas

Alguns sintomas podem ajudar você a perceber se sua cachorrinha ou gatinha estão com algum problema. Fique atento no caso de caroço na região das mamas, inchaço, secreção, odor desagradável, feridas, falta de apetite, vômito e apatia

Assim como nas mulheres, o câncer de mama também pode ser evitado no reino animal! Basta um pouco de amor e cuidado para que a essa luta seja vencida e possamos ter mais tempo ao lado de quem amamos!