Gravidez psicológica em cadelas: saiba como lidar | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Olívia Gravina, 10/08/2022 Saúde

Gravidez psicológica em cadelas: saiba como lidar

Algumas cadelas podem desenvolver o problema quando não são castradas; saiba evitar esse incômodo no seu pet!
Gravidez psicológica em cadelas: saiba como lidar

Os animais de estimação costumam desenvolver problemas semelhantes aos humanos, e por mais que pareçam familiares, alguns desses problemas possuem soluções específicas que somente o especialista da área deve indicar.

Um diagnóstico muito comum é a gravidez psicológica em cadelas, também conhecida como pseudogestação ou pseudociese, onde o pet desenvolve sintomas semelhantes a uma gestação comum mas sem estar, de fato, esperando filhotes. Neste artigo, vamos abordar o que é a pseudociese, quais os tratamentos e como evitar que as cadelinhas passem por esse processo desconfortável.
 
<address>BANNER_APPEGADA</address>
 

O que é e como evitar a gravidez psicológica em cadelas


Quem é pai ou mãe de pet, principalmente de fêmeas, pode se deparar com a gravidez psicológica em cadelas, também conhecida como pseudogestação ou pseudociese. Esse fenômeno pode ocorrer em animais de qualquer idade, sendo considerado um fator de saúde mental do animalzinho.

A pseudociese ocorre devido a uma alteração hormonal na cadela, o que ocorre logo após o cio. Essa condição independe do contato com animais machos e proporciona sintomas físicos e psicológico nas fêmeas, além de poder ocorrer mais de uma vez ao longo da vida. Outro detalhe importante é que, na grande maioria dos casos, a gravidez psicológica ocorre em cadelas não castradas, e os sintomas não costumam ser graves apesar do incômodo.

Os principais sintomas observados na gravidez psicológica em cadelas são: o aumento das mamas, produção de leite, inchaço na barriga, apego a objetos que o animal pode interpretar como sendo um filhote, agressividade, depressão, montagem do ninho na caminha como se estivesse se preparando para a chegada dos filhotes e falta de apetite. Em alguns casos mais graves, a pseudociese pode apresentar complicações como tumores e infertilidade.

Muitos tutores acham engraçado o ciúme das cadelinhas com objetos, como se fossem os próprios filhotes, mas esse comportamento não é adequado e pode acarretar até mesmo um sofrimento para o animal. O correto mesmo é o tutor levar a cachorrinha ao veterinário de confiança para que ele possa passar o tratamento mais adequado. Aliás, os cuidados com as cadelas em situação de gravidez psicológica não costumam ser complexos e envolvem, geralmente, medicamentos que ajudam a secar o leite, inibidores de hormônios e ansiolíticos, MAS ATENÇÃO: A AUTOMEDICAÇÃO DO PET NÃO É RECOMENDADA - o veterinário é quem vai definir a medicação correta para resolver o problema. 

As medicações resolvem o problema temporariamente, mas para evitar novos episódios de gravidez psicológica em cadelas, é fundamental que seja realizada a castração que, além da gravidez psicológica, evita outros problemas de saúde, como o câncer.
Aqui no blog da appegada você sempre encontra as melhores dicas sobre como cuidar bem do seu bichinho. Baixe o nosso app e ative as notificações para ficar por dentro sempre que sair um artigo novo!