O Doce Gigante: conheça mais sobre o Dogue Alemão
Quem é apegado por cães com certeza já se imaginou na companhia de um Dogue Alemão. Também não é pra menos: o gigante canino conquista a todos pela sua beleza, tamanho, porte elegante e temperamento afetuoso; tanto que é conhecido como o “Apolo dos Cães”.
Como o próprio nome já diz, é uma raça surgida na Alemanha em meados do século XIX, por meio de cruzamento de raças preexistentes nos países da região norte da Europa. O Dogue Alemão foi considerada oficialmente uma raça genuinamente alemã em 1880.
Essa raça de cães é classificada pela AKC (American Kennel Club) no grupo 2, chamado Grupo de Trabalho, que possui raças como Dogue de Bordeaux, Bullmastiff, Cane Corso, Rottweiler, São Bernardo, entre outros. Sua gentileza e afeto ao dono caracteriza animais de fácil adestramento e excelente convivência, inclusive com crianças.
Conheça algumas das principais características deste gigante amoroso!
Tamanho do Dogue Alemão
O Dogue Alemão possui uma altura entre 80 cm e 90 cm (machos) e 72 cm e 84 cm (fêmeas), pesando em média 45 quilos. A medição leva em conta da cernelha do animal até o chão.
Tempo médio de vida
O tempo de vida varia muito de animal para animal e inclui cuidados com a saúde, alimentação, vacinação, entre outros. Porém, de modo geral, a expectativa de vida de um Dogue Alemão é entre 7 e 10 anos.
Características físicas e de temperamento
Além do já conhecido tamanho gigante, o Dogue Alemão tem como características físicas: orelhas naturalmente pendentes, pescoço longo e musculoso, focinho profundo e pelagem lisa, brilhante e curta. Pode ser encontrado nas cores dourada, tigrada, preto, arlequim e azul aço.
No temperamento, o Dogue Alemão costuma ser brincalhão, corajoso, gentil, carinhoso, apegado aos tutores e obediente, sendo uma raça fácil de treinar. O carinho pelos tutores é tanto que o Dogue Alemão adora subir no colo, pular, abraçar e fazer estripulias que o fazem esquecer do seu tamanho imponente!
Esse gigante também adora se exercitar, sendo ideal levá-lo para passear diariamente. Mesmo sendo um cachorro dócil, o Dogue Alemão pode oferecer certa resistência a estranhos, sendo importante levá-los em uma guia e coleira adequadas.
<address>BANNER_APPEGADA</address>Cuidados com a saúde e higiene
Como qualquer animal de estimação, o Dogue Alemão precisa de cuidados. A raça tem uma certa predisposição para desenvolver problemas de inchaço gástrico, problemas cardíacos, hipotiroidismo, problemas de visão e displasia de quadril. Por isso, é importante levar o animal ao veterinário regularmente e solicitar exames apropriados.
Ofereça sempre uma ração adequada para a fase da vida do animal, em pequenas quantidades ao longo do dia, evitando oferecer ossos e comidas “de humanos”, especialmente as gordurosas.
Os banhos podem ser dados uma vez ao mês, enquanto é aconselhável realizar a escovação da pelagem semanalmente. O corte das unhas pode ser feito se o tutor achar necessidade; na dúvida, pergunte ao veterinário de confiança.
Outras curiosidades
O Dogue Alemão é retratado em algumas obras da cultura pop. O personagem mais famoso é o engraçado Scooby Doo, que junto do seu fiel tutor Salsicha e de seus amigos, sai em busca de fantasmas pela cidade onde vivem.
Outro personagem das telonas é Marmaduke, que protagoniza uma comédia do mesmo nome, onde o desajeitado Dogue Alemão se muda com a sua família para a Califórnia e vive diversas confusões ao tentar se enturmar.
Você convive com um Dogue Alemão? Na appegada, você encontra os mais variados produtos para cuidar e mimar do seu gigante favorito, além de um espaço onde você pode postar vídeos e fotos divertidas do seu amigão. Clique aqui, baixe o app e divirta-se!