O Doce Gigante: conheça mais sobre o Dogue Alemão | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Olívia Gravina, 06/01/2021 Dicas

O Doce Gigante: conheça mais sobre o Dogue Alemão

Considerada uma das maiores raças do mundo, o Dogue Alemão tem amor proporcional ao seu tamanho; veja mais sobre essa raça tão querida!
O Doce Gigante: conheça mais sobre o Dogue Alemão

Quem é apegado por cães com certeza já se imaginou na companhia de um Dogue Alemão. Também não é pra menos: o gigante canino conquista a todos pela sua beleza, tamanho, porte elegante e temperamento afetuoso; tanto que é conhecido como o “Apolo dos Cães”.

Como o próprio nome já diz, é uma raça surgida na Alemanha em meados do século XIX, por meio de cruzamento de raças preexistentes nos países da região norte da Europa. O Dogue Alemão foi considerada oficialmente uma raça genuinamente alemã em 1880.

Essa raça de cães é classificada pela AKC (American Kennel Club) no grupo 2, chamado Grupo de Trabalho, que possui raças como Dogue de Bordeaux, Bullmastiff, Cane Corso, Rottweiler, São Bernardo, entre outros. Sua gentileza e afeto ao dono caracteriza animais de fácil adestramento e excelente convivência, inclusive com crianças. 

Conheça algumas das principais características deste gigante amoroso!

 

Tamanho do Dogue Alemão

O Dogue Alemão possui uma altura entre 80 cm e 90 cm (machos) e 72 cm e 84 cm (fêmeas), pesando em média 45 quilos. A medição leva em conta da cernelha do animal até o chão. 

 

Tempo médio de vida

O tempo de vida varia muito de animal para animal e inclui cuidados com a saúde, alimentação, vacinação, entre outros. Porém, de modo geral, a expectativa de vida de um Dogue Alemão é entre 7 e 10 anos. 

 

Características físicas e de temperamento

Além do já conhecido tamanho gigante, o Dogue Alemão tem como características físicas: orelhas naturalmente pendentes, pescoço longo e musculoso, focinho profundo e pelagem lisa, brilhante e curta. Pode ser encontrado nas cores dourada, tigrada, preto, arlequim e azul aço. 

No temperamento, o Dogue Alemão costuma ser brincalhão, corajoso, gentil, carinhoso, apegado aos tutores e obediente, sendo uma raça fácil de treinar. O carinho pelos tutores é tanto que o Dogue Alemão adora subir no colo, pular, abraçar e fazer estripulias que o fazem esquecer do seu tamanho imponente!

Esse gigante também adora se exercitar, sendo ideal levá-lo para passear diariamente. Mesmo sendo um cachorro dócil, o Dogue Alemão pode oferecer certa resistência a estranhos, sendo importante levá-los em uma guia e coleira adequadas.

<address>BANNER_APPEGADA</address>
 

Cuidados com a saúde e higiene

Como qualquer animal de estimação, o Dogue Alemão precisa de cuidados. A raça tem uma certa predisposição para desenvolver problemas de inchaço gástrico, problemas cardíacos, hipotiroidismo, problemas de visão e displasia de quadril. Por isso, é importante levar o animal ao veterinário regularmente e solicitar exames apropriados. 

Ofereça sempre uma ração adequada para a fase da vida do animal, em pequenas quantidades ao longo do dia, evitando oferecer ossos e comidas “de humanos”, especialmente as gordurosas.

Os banhos podem ser dados uma vez ao mês, enquanto é aconselhável realizar a escovação da pelagem semanalmente. O corte das unhas pode ser feito se o tutor achar necessidade; na dúvida, pergunte ao veterinário de confiança. 

 

Outras curiosidades

O Dogue Alemão é retratado em algumas obras da cultura pop. O personagem mais famoso é o engraçado Scooby Doo, que junto do seu fiel tutor Salsicha e de seus amigos, sai em busca de fantasmas pela cidade onde vivem. 

Outro personagem das telonas é Marmaduke, que protagoniza uma comédia do mesmo nome, onde o desajeitado Dogue Alemão se muda com a sua família para a Califórnia e vive diversas confusões ao tentar se enturmar. 

 

Você convive com um Dogue Alemão? Na appegada, você encontra os mais variados produtos para cuidar e mimar do seu gigante favorito, além de um espaço onde você pode postar vídeos e fotos divertidas do seu amigão. Clique aqui, baixe o app e divirta-se!