Será que pets podem beber café? Descubra aqui! | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Olívia Gravina, 23/05/2022 Dicas

Será que pets podem beber café? Descubra aqui!

Muitos tutores apaixonados por café não resistem à carinha de pidão dos pets e acabam oferecendo a bebida. Mas será que o café é saudável pros animais?
Será que pets podem beber café? Descubra aqui!

Beber aquele café quentinho em boa companhia é sempre uma ótima pedida; pensando nisso, muitos pais ou mães de pet gostam de oferecer um pouco da bebida pro bichinho de estimação, mas será que pets podem beber café?

Nós fomos atrás da resposta pra saber se você pode oferecer café pro seu animalzinho de estimação, seja ele um gato, cachorro ou de outra espécie. Pegue o seu cafezinho e leia as nossas dicas!
 
<address>BANNER_APPEGADA</address>

 

Pets podem beber café?

Os tutores de bichinhos de estimação de várias espécies muitas vezes ficam preocupados com a grande parte do tempo que eles passam dormindo, por isso acabam dando café para que os pets não durmam tanto. Outro motivo que faz os pais perguntarem se pets podem beber café é pela carinha “pidoncha” que os animais fazem quando os humanos estão bebendo ou comendo alguma coisa.

Mas se você pensa em dar um golinho de café pro seu bichinho de estimação, é melhor nem oferecer. Especialistas em saúde animal afirmam que pets não podem consumir a bebida por várias razões que prejudicam a saúde deles.

O problema principal em dar café para os animais é a cafeína presente no produto, que tem no organismo animal os mesmos efeitos que tem no organismo humano, principalmente no sistema nervoso e no coração. Porém, os efeitos no corpo dos pets são muito mais fortes, pois eles têm menos tolerância à cafeína do que as pessoas. Os efeitos da cafeína nos pets são praticamente iguais aos efeitos causados pelo chocolate, ou seja, é muito prejudicial.

Quando ingerida pelos pets, a cafeína pode causar efeitos adversos como hiperatividade, tremores, vômitos e até ataques cardíacos e/ou convulsivos. É claro que os efeitos variam de acordo com o porte e idade do animal, mas em todos os casos a substância provoca um efeito adverso nos animais. 

Nesses casos, os tutores devem levar os bichinhos o mais rápido possível ao veterinário, para que seja feita uma desintoxicação. Esse processo é feito com carvão ativado, indução de vômito e outros procedimentos para estabilizar a parte cardíaca nos casos mais graves.

Alternativas ao café para os pets


Já que pets não podem beber café, o certo é oferecer algo saudável e adequado pro animalzinho de estimação. Você já viu aqui no blog que existe, por exemplo, uma cerveja exclusiva para cachorros, que na verdade é uma espécie de petisco líquido, com nutrientes e sabores específicos. 

Agora que você já sabe que não pode dar café pro seu bichinho, entre no app da appegada e escolha um petisco especial só pra ele; baixe o app e confira!