Como lidar com os pets pedindo um pedacinho da comida | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Atualizado por Olívia Gravina, 12/07/2021 Saúde

Como lidar com os pets pedindo um pedacinho da comida

Aquele olhar pidão do bichinho quando o tutor está comendo é irresistível, porém é preciso cuidados antes de oferecer um pedaço da própria comida para os pets.
Como lidar com os pets pedindo um pedacinho da comida

Muitos tutores se identificam com o olhar pidão dos pets pedindo um pedacinho da comida. Os bichinhos têm o incrível dom de reconhecer o barulho de pacotes de bolacha ou a habilidade de notar que o tutor está mastigando algo que parece incrivelmente apetitoso.

Eles ficam super ansiosos para conseguir algumas guloseimas e os tutores, muitas vezes, acabam cedendo e dando um pedacinho de pão aqui, um bifinho ali e assim vai. Para saber quando pode e quando é desaconselhável, a appegada reuniu informações importantes; dá só uma conferida!

 
<address>BANNER_APPEGADA</address>
 

Pets pedindo um pedacinho da comida: é normal?

Um animalzinho pedindo um pedacinho da comida é relativamente normal, já que é uma forma de se conectar com o tutor. Porém, é preciso cuidado quanto ao tipo de petisco ou comida a oferecer para o pet.

Por vezes, os petiscos não acarretam em problemas imediatos à saúde do animal, mas é preciso ficar atento, pois o organismo dos nossos pets trabalha de forma diferente do nosso. Segundo o médico veterinário Fernando Pereira, “nossos alimentos podem causar danos clínicos e subclínicos aos bichos de estimação, como alergias, problemas gástricos, queda de pelo e de resistência”. O médico explica que um animal bem nutrido, estará em melhor estado de saúde e com maior defesa imunológica para os diversos desafios como: doenças, estresse, alterações ambientais e outros.

Na dúvida, alimentos muito processados, com excesso de sal, açúcar e/ou gordura, condimentos fortes como pimenta, frutas cítricas e chocolate é bom evitar, pois os efeitos colaterais nos bichinhos podem ser graves.

 

Que tipo de petisco oferecer para o pet

Se o animalzinho de estimação não para de ficar pedindo um pedacinho da comida, é possível encontrar alternativas saudáveis. Ainda de acordo com Pereira, que hoje possui no mercado diversas opções de alimentos que podem servir como guloseimas para os animais, mesmo assim, não exagere nas quantidades. “Petiscos são agrados, não o alimento base de nutrientes e energia”, orienta.

Alimentos que consumimos no dia-a-dia, como frutas e legumes, podem ser divididos com seu amigo pet, mas fique atento e certifique-se que não existe algo na composição química deste alimento que possa acarretar algum dano à saúde do seu animal. Lembre-se de sempre consultar o médico veterinário.