Problemas renais em gatos: entenda as diferenças e causas | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 17/03/2022 Saúde

Problemas renais em gatos: entenda as diferenças e causas

Insuficiência renal é o mesmo que cálculo renal? Saiba diferenciar e como ajudar a tratar seu gatinho.
Problemas renais em gatos: entenda as diferenças e causas

Problemas renais em gatos são comuns e tendem a aparecer quando o bichano tem uma idade mais avançada. Assim como para nós, seres humanos, o tratamento é essencial para conter a doença e ajudar a ter mais qualidade de vida. Para isso, é preciso ficar atento aos sinais e procurar um médico veterinário para avaliar e indicar os próximos passos do tratamento.
 

Causas dos problemas renais em gatos


Muitas pessoas pensam que apenas gatos idosos são acometidos por doenças renais, mas a idade não é necessariamente um fator decisivo. Independente da faixa etária, os felinos podem adoecer por outros motivos como:

Excesso de medicamentos (principalmente sem acompanhamento de um veterinário);
Predisposição para a doença;
Relação com outras doenças como cistite.

Os problemas renais em gatos são progressivos. Isso significa que não é de uma hora para outra, existem sinais e estágios que pioram o quadro conforme a doença vai avançando. É muito importante ter um diagnóstico precoce para garantir o bem-estar do seu pet!
 
<address>BANNER_APPEGADA</address>


Fique atento aos sinais:

Aumento do consumo de água;
Aumento da frequência para urinar;
Mudança brusca no apetite;
Grande perda de peso;
Vômitos e diarreia.
 

Diferença entre cálculo renal e insuficiência renal


Um gato tem cálculo renal quando existe uma formação sólida dentro do rim e, no caso da insuficiência renal, o rim não funciona mais como deveria. Apesar da proximidade, são doenças diferentes. Um pet pode ter insuficiência renal e nunca ter tido cálculo, mas também existe a possibilidade de ter as duas doenças. 
 

O tratamento


Um veterinário deve fazer o diagnóstico da doença através de exames e também examinando o gatinho. Doenças renais não têm cura mas, com o tratamento adequado, é possível proporcionar qualidade de vida para o felino.

O tratamento vai ser baseado em medicações (quando necessário), alimentação balanceada e controle de líquidos. As visitas ao veterinário podem se tornar frequentes, mas é importante para manter o pet confortável.

A alimentação é muito importante para a prevenção. Sempre ofereça alimentos de qualidade para o seu pet. No marketplace da appegada você encontra grandes marcas, conheça o aplicativo!