Diabete em cachorro: fique atento aos sintomas | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 07/02/2022 Saúde

Diabete em cachorro pode ser grave se não tratada

A doença também acomete os doguinhos, mas existe tratamento!
Diabete em cachorro pode ser grave se não tratada

Diabete em cachorro tem sido uma das doenças mais diagnosticadas em clínicas veterinárias. Isso não significa que é uma doença moderna, mas sim que, hoje em dia, os tutores estão mais atentos aos sinais e buscam ajuda médica. Dessa forma, o número de diagnósticos vem crescendo, mas o lado bom é que existe tratamento e os cães podem ter mais qualidade de vida ao conviver com a doença.
 

Sinais de diabete em cachorro

Assim como nos humanos, a diabete em cachorro também é grave se não tratada a tempo. Por isso, é muito importante que os tutores observem o dia a dia dos pets e notem ações excessivas ou diferentes; assim é possível identificar sintomas. Fique atento aos seguintes sinais:

  • O cão bebe muita água;

  • Tem comido mais do que o normal;

  • Mesmo comendo mais, tem perdido peso;

  • Já encontrou formigas no local que o pet urinou;

  • Cansaço mesmo sem brincar;

  • Indisposição para brincadeiras e para passear.

 

Ao notar alguma combinação desses sintomas, leve o pet ao veterinário o quanto antes.
 

<address>BANNER_APPEGADA</address>
 

Tratamento de diabete em cachorro

Após o diagnóstico, o tratamento é parecido com o dos humanos. O veterinário vai orientar qual deve ser a dose de insulina e ensinar o tutor a fazer a aplicação. Geralmente é uma dose diária e existem períodos de avaliação com o profissional para ver como o pet está reagindo ao tratamento. Se você tiver uma fêmea, ela tem que ser castrada para os hormônios não interferirem na atuação da insulina. 

Para tratar a diabete em cachorro também é fundamental fazer exercício físico. É preciso fazer o cãozinho se movimentar para ter mais qualidade de vida. Somente a unificação do remédio, exercício e alimentação balanceada irá fazer com que a doença fique controlada. 

Pode parecer uma missão difícil, mas na verdade é apenas uma mudança de hábitos. A dica é: ajude seu pet se movimentando com ele. A mudança pode ser saudável para toda a família e é importante pensar na vida ao lado do seu cãozinho e o quanto ela é valiosa!