Olívia Gravina, 27/09/2021
Saúde
Como prevenir pulgas nos pets
O calor tá chegando e, com ele, a incidência de pulgas e carrapatos nos pets aumenta. Saiba alguns cuidados para serem tomados.
Com o inverno indo embora e a primavera chegando, é necessário tomar cuidado e prevenir pulgas nos pets. Apesar de possuir temperaturas amenas, nos últimos anos a primavera tem proporcionado temperaturas um pouco mais altas, que podem contribuir para aumentar a proliferação de pulgas e carrapatos em cães e gatos.
Listamos algumas medidas básicas que ajudam a prevenir pulgas nos pets e a preservar a saúde dos bichinhos. Confira a seguir e coloque em prática!
Os banhos nos cães podem ser dados a cada 15 dias, tanto em casa ou em um petshop, sempre utilizando xampus e outros produtos com componentes que exterminam as pulgas. No caso dos gatos, o banho uma vez a cada 40 ou 50 dias é o suficiente. Na dúvida, um veterinário poderá indicar a frequência adequada de banhos para os felinos.
Por isso, evite deixar o pet brincar na terra, principalmente em locais fora do domicílio. Locais com muita terra e outros tipo de sujeira podem ajudar a proliferar pulgas e carrapatos no bichinho. Outra dica é dar banho nos pets após o passeio, nunca antes, pois assim elimina as chances de levar para a casa os parasitas adquiridos no passeio.
Por fim, mantenha a casa limpa, tanto na área interna quanto na área externa, retirando entulhos, folhas secas, aspirando tapetes e limpando bem nas áreas debaixo e atrás dos móveis.
Listamos algumas medidas básicas que ajudam a prevenir pulgas nos pets e a preservar a saúde dos bichinhos. Confira a seguir e coloque em prática!
Banho é fundamental para prevenir pulgas nos pets
Para prevenir pulgas nos pets, o banho é, sem dúvida, uma das ações mais necessárias e eficazes. Se no inverno o banho era dado no máximo uma vez por mês, na primavera, com a temperaturas mais altas, é importante que a freqüência da higienização aumente, dependendo da espécie do animal.Os banhos nos cães podem ser dados a cada 15 dias, tanto em casa ou em um petshop, sempre utilizando xampus e outros produtos com componentes que exterminam as pulgas. No caso dos gatos, o banho uma vez a cada 40 ou 50 dias é o suficiente. Na dúvida, um veterinário poderá indicar a frequência adequada de banhos para os felinos.
Cuide do ambiente onde o pet vive
As pulgas ficam hospedadas nos animais, mas elas habitam em outros lugares. Elas costumam se esconder e botar os ovos em locais quentes, com pouca umidade e sombra, sendo lugares com madeira, frestas, folhas secas, carpetes e similares ótimos esconderijos para esses insetos.Por isso, evite deixar o pet brincar na terra, principalmente em locais fora do domicílio. Locais com muita terra e outros tipo de sujeira podem ajudar a proliferar pulgas e carrapatos no bichinho. Outra dica é dar banho nos pets após o passeio, nunca antes, pois assim elimina as chances de levar para a casa os parasitas adquiridos no passeio.
Por fim, mantenha a casa limpa, tanto na área interna quanto na área externa, retirando entulhos, folhas secas, aspirando tapetes e limpando bem nas áreas debaixo e atrás dos móveis.
Procure pelos produtos certos
Usar produtos apropriados no combate de pulgas e carrapatos é uma dica de ouro. Alguns comprimidos, sprays, pipetas e outros tipos de medicação também ajudam a combater e a prevenir pulgas nos pets. Consulte um médico veterinário casa haja dúvidas em qual produto utilizar para proteger o pet, de acordo com a idade e espécie de seu animal.Leia também
Leishmaniose pode matar meu cachorro?
A leishmaniose é uma doença grave que pode ser fatal para cães se não for tratada adequadamente....
Olívia Gravina, 11/09/2024
Os animais sentem que vão morrer: mito ou verdade?
Leia o que se sabe sobre o último estágio da vida de um pet
Olívia Gravina, 13/06/2024
Castrar reduz risco de câncer em cães e gatos?
A castração é um procedimento simples e que pode ajudar a melhorar a saúde do seu pet.
Olívia Gravina, 11/06/2024