Comida para tartaruga e equilíbrio nutricional | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 12/01/2022 Dicas

Comida para tartaruga e equilíbrio nutricional

Você quer ter uma tartaruga de estimação? Entenda o que deve compor a dieta deste pet!
Comida para tartaruga e equilíbrio nutricional

No Brasil muitas pessoas tem ou já tiveram algum tipo de tartaruga. Existem vários tipos, mas alguns estão em risco de extinção e outros são proibidos pelo Ibama. Então, o mais comum é o cágado e o jabuti. Mas você sabe o que é comida para tartaruga

Assim como as espécies, existem diversos tipos de alimentação apropriada de acordo com a evolução desses animais na natureza. Uma curiosidade é que algumas tartarugas evoluíram ao ponto de se tornarem onívoras - são capazes de processar diferentes tipos de alimentos e não tem um metabolismo tão restrito quanto os carnívoros e herbívoros. Os mais comuns aqui no Brasil, cágado e jabuti, podem se alimentar de diferentes classes alimentares. O jabuti come carne, legumes e frutas. Já o cágado, por possuir nadadeira, podem comer crustáceos e camarões, alguns também são carnívoros e outros comem apenas legumes e frutas. O importante é saber as quantidades adequadas para cada tipo de tartaruga para que ela tenha uma vida saudável. 
 
<address>BANNER_APPEGADA</address>​​​​​​​

O que não pode faltar na comida para tartaruga?


Alguns nutrientes são essenciais para a sobrevivência e isso não é diferente no caso das tartarugas, para ter uma alimentação saudável é preciso conter:

- Cálcio: é um nutriente importante para o casco da tartaruga, pois ele é faz parte da estrutura óssea desse pet. Então, tanto quanto para nós, o cálcio é fundamental para os ossos.

- Vitaminas: especialmente a vitamina A e D. A vitamina A é essencial para o sistema respiratório e urinário. Para absorver todos os nutrientes importantes, é preciso ter a vitamina D em dia! Ela ajuda na calcificação e evita doenças. Por isso, longos banhos de sol são sempre bem-vindos para as tartarugas.

Não basta saber os nutrientes importantes, é preciso administrar de maneira correta. É recomendado visitar um veterinário que cuida de animais exóticos pelo menos uma vez ao ano. Ele pode prescrever a melhor ração para que não falte nada para a sua tartaruga e ela viva de forma saudável. Alguns veterinários também prescrevem os nutrientes como suprimento em combinação com a dieta. 

Alimentos comuns do dia a dia


Como dito anteriormente, é imprescindível ter o aval de um veterinário especialista na comida para tartaruga. Entenda a estrutura de uma alimentação balanceada:

- Os jabutis podem comer uma refeição quase que completa só com verduras e legumes, mas também é importante combinar com alguma fruta e apenas cerca de 5% de proteína - pode ser carne ou insetos.

- Os cágados, além da verdura e fruta, apreciam também peixes e crustáceos por terem essa ligação com a água em seu habitat natural. 

O que não deve ser oferecido como comida para tartaruga:


- Alimentos com açúcar ou pimenta;
- Cogumelos;
- Arroz, biscoitos, uvas, beterraba, kiwi, damasco, lentilhas e ervilhas.

Para mais informações, consulte um veterinário. No aplicativo appegada é possível encontrar um veterinário que trata espécies exóticas. Baixe agora!