Adestramento positivo para cães: aprendizado e recompensa | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 06/01/2022 Saúde

Adestramento positivo para cães: aprendizado e recompensa

Saiba como funciona a técnica que ensina os pets através da recompensa.
Adestramento positivo para cães: aprendizado e recompensa

O adestramento positivo para cães é conhecido por não punir o pet, mas sim estimular ações através de petiscos e um aparelhinho chamado ‘clicker’. O treinamento amigável tem ganhado o coração dos pet lovers por ser eficaz e não prejudicar o emocional dos bichinhos, tornando o ato de aprender mais agradável e saudável.

Por que escolher o adestramento positivo para cães?


Bom, quem nunca teve um cachorrinho serelepe, não é mesmo? Filhotes podem fazer ainda mais estragos com toda a energia acumulada. Mas, graças a alguns profissionais, ter um pet não precisa ser sinônimo de pulos enlouquecidos nas visitas, chinelos comidos ou brincadeiras agressivas. 

Ter um bichinho de estimação treinado não é mais coisa de TV para andar em círculos ou pular obstáculos. O adestramento tem se tornado cada vez mais comum nos lares dos brasileiros que reconhecem os benefícios de um pet emocionalmente controlado e comportado. As vantagens são tanto para humanos quanto para o bichinho. 

Entretanto, alguns adestramentos podem ser exaustivos e, quando usam alguma técnica de punição, podem ferir o cachorro fisicamente e emocionalmente, deixando marcas na história do pet que podem desencadear em traumas e medos. Por isso, o adestramento positivo para cães é uma opção saudável para ensinar sem machucar e os resultados são excelentes!

Como funciona:


O adestramento positivo tem como foco a recompensa! Isso significa que cada vez que o pet faz algo certo ele recebe algum petisco que gosta muito. Dessa forma ele associa a obediência à algo que o faz feliz e vai repetir as ações porque entendeu que é bom. Um exemplo: se você mandar o pet deitar, e ele fizer isso, você dá uma recompensa. Caso ele não faça, repita o processo até fazer.

Outro aliado do adestramento positivo para cães é o ‘clicker’. Um aparelhinho que parece um controle de portão que emite um som de ‘click’. Ele é fundamental para os exercícios de educação porque os cachorros podem se distrair facilmente, o click vai trazer o foco dele para a atividade e ele vai se acostumando a fazer a atividade e aprender mais rápido. Para acostumá-lo, o adestrador vai emitir o som e dar um petisco para ele fazer a associação de algo bom. 

Também é importante ressaltar que os petiscos funcionam muito bem, mas precisa ser algo que o pet gosta muito. No entanto, para alguns cachorros, pode funcionar melhor com um brinquedo que ele adora ou até mesmo com ração. O importante é testar e agradar!

Está adestrando o seu pet? Então baixe o aplicativo appegada e mostre como está sendo o processo!