Criar um cachorro em apartamento é bem tranquilo | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Atualizado por Olívia Gravina, 28/05/2021 Dicas

Criar um cachorro em apartamento é bem tranquilo

Saiba dicas de como criar um cachorro em apartamento e deixe de lado o medo de adotar um pet, mesmo morando em espaço pequeno!
Criar um cachorro em apartamento é bem tranquilo

Criar um cachorro em apartamento é uma realidade um pouco complexa, principalmente para quem mora em imóveis pequenos. O tutor pode ter certa dificuldade na hora de cuidar do pet, ainda mais se o animal for de porte médio ou grande. Porém, com uma rotina bem ajustada e com a adaptação correta, tanto o animal quanto o dono terão dias de muita alegria e descontração.

Veja aqui algumas dicas para quem quer criar um pet em apartamento.

 

Criar um cachorro em apartamento exige uma rotina definida

Criar um cachorro em apartamento pode ser mais tranquilo do que se imagina, basta criar uma rotina bem definida. Os cães se adaptam facilmente a uma rotina, melhor do que os humanos, e conseguem aprender rapidamente quando é hora de dormir, acordar ou até passear.

Por isso, ter um horário que caiba na rotina do tutor para ficar exclusivamente com o seu pet é bem importante, até para que o bichinho entenda quando o dono está trabalhando ou ocupado.

 

Conversar com o pet ajuda bastante

Pode até parecer uma dica estranha, mas a verdade é que os cachorros conseguem entender o tom de voz dos tutores, e ficam mais felizes quando recebem atenção.

Então, é muito bacana que os donos conversem com os animais ao entrar ou antes de sair de casa, explicando o que está fazendo mesmo que ele entenda apenas o tom de voz. Assim, o cachorro aprende mais facilmente que é hora de ficar quieto, de sair ou mesmo percebe que ele é importante para o dono.

 
<address>BANNER_APPEGADA</address>
 

Muita atenção com a limpeza do local

Considerado o terror de quem tem que criar um cachorro em apartamento, a limpeza é fundamental tanto para os humanos quanto para os pets.

A melhor dica é apostar em um adestramento simples para ele não fazer as necessidades dentro de casa, mas é preciso que o local esteja sempre em boas condições. O ideal é ter um plano semanal de limpeza, utilização de tapetes higiênicos, além de preferir o uso de álcool ou desinfetante específico para animais (estes e outros produtos você encontra na appegada!), a fim de tirar o cheiro de xixi ou fezes.

 

Crie uma rotina de passeios

Quem vive em um espaço pequeno acaba percebendo que, às vezes, é preciso dar uma volta no quarteirão ou apenas dar uma voltinha até a entrada do prédio. E com os animais não é diferente. Os cães precisam gastar energia e se exercitar para ficarem saudáveis e felizes, além de evitar que eles façam as necessidades dentro do apartamento.

Por isso, crie uma rotina de passeios para que o animal aprenda a controlar a bexiga e entender que ele vai passear.

 

Deixe o cachorro circular pelo apartamento 

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, quando fazem passeios regulares, os cães não precisam de um grande espaço e acabam ficando onde o tutor está. Entretanto, é preciso ter o cuidado de não deixar os animais em espaços pequenos demais, como varandas, quartos ou área de serviço.

A dica é deixar o cão livre pelo apartamento, salvo por algumas áreas (como os quartos) para que ele tenha onde andar mesmo quando não tiver ninguém em casa.

 

Raças de cachorros que se adaptam em apartamento 

Como dito anteriormente, a rotina é algo fundamental para criar um cachorro em apartamento, independentemente da raça. Porém, alguns cães se adaptam melhor a este estilo de vida, sejam pelo tamanho menor, seja pelo nível de energia.

As melhores raças para se criar em apartamento são: Lhasa Apso, Shih Tzu, Yorkshire, Poodle, Pug, Buldogue Inglês, Spitz Alemão, Chihuahua, Maltês, Dachshund e Cocker.

Em resumo, para criar um cachorro em apartamento, é preciso ter o cuidado de manter sempre o local limpo e ter uma rotina certa. Assim, o doguinho aprende que o tutor vai sair e vai voltar, assim como vai passear e cuidar dele todos os dias!