Por que cachorro fica agitado depois do banho? Entenda! | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 07/12/2021 Saúde

Por que cachorro fica agitado depois do banho? Entenda!

Os doguinhos querem recuperar o tempo perdido e o cheirinho natural deles.
Por que cachorro fica agitado depois do banho? Entenda!

O seu cachorro fica agitado depois do banho? Começa a correr, brincar e esfregar em tudo? Calma, é um comportamento normal e que acontece com quase todos os pets. Não importa se ele toma banho em casa ou no pet shop. 

Isso acontece porque eles ficam muito tempo parados quando tomam banho, ficam quietos para esfregar, enxaguar e secar. É um processo muito tedioso para eles e a energia vai acumulando demais. Quando eles são ‘liberados desse processo chato’, eles querem extravasar, correr e brincar. Alguns pets quando veem o tutor chegando para buscá-los do banho já começam a fazer festa e dar pulinhos de felicidade. Começa aí o aviso: eles querem brincar e que bom que você chegou!

Outro comportamento natural é o fato de se esfregar muito. Alguns podem até mesmo ir para a grama ou terra do quintal. Alguns tutores falam que ‘eles gostam mesmo é de ficar sujinhos’. Mas não é que os cachorros gostem da sujeira em si, eles querem é recuperar o cheiro natural deles. Sabe aquele cheirinho típico de cachorro? É isso que eles tanto buscam, o shampoo e perfumes usados não fazem parte da natureza deles, então é normal querer se livrar do odor que não é deles. 

Meu cachorro fica agitado depois do banho, o que fazer?

Para evitar que eles se sujem demais no quintal e em casa, é importante distraí-los e tentar focar toda a energia acumulada em alguma brincadeira. Tem que ser algo que eles gostem e que, de preferência, os façam correr, saltar e se sentirem desafiados. Dessa forma você estreita o laço com ele, cria uma rotina mais gostosa para a hora do banho e ele gasta tudo que ficou acumulado, diminuindo a sensação de tédio e mal-estar.

Se o seu cachorro fica agitado depois do banho, não significa necessariamente que ele não goste de água. Ele pode até gostar e brincar, mas ficar parado é algo estressante. Uma dica legal para quem dá banho em casa e para pet shops, é colocar algumas brincadeiras durante a hora da limpeza. Dessa forma, o momento fica mais divertido para o bichinho!

Precisa de indicação de pet shop pertinho de você? Acesse aqui e baixe o aplicativo appegada e veja o que tem na sua região!