Posso dar banho de mangueira em cachorro? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 11/12/2018 Dicas

Posso dar banho de mangueira em cachorro?

Saiba quais cuidados tomar na hora de dar banho em casa
Posso dar banho de mangueira em cachorro?

Dar banho de mangueira em cachorro pode ser uma verdadeira brincadeira! Os cães tendem a odiar banhos e qualquer coisa relacionada a água. Mas quando o tom da tarefa é de diversão quase sempre eles topam! Neste artigo vamos falar sobre os cuidados necessários para o banho não acarretar nenhum problema.
 

Banho de mangueira em cachorro

Qual cachorro adora tomar banho? Poucos! Porém, alguns donos notam a euforia do pet quando vão lavar o quintal ou aguar algumas plantas com uma mangueira. Pense bem: água saindo de um objeto que se move, só pode ser brincadeira! Então, entrar no ritmo dos peludos é uma boa ideia?
Com mangueira ou não, ainda se trata de água. É preciso tomar alguns cuidados. O ideal é que você escolha um dia quente para aproveitar e refrescar seu cão, ele vai aproveitar muito mais em um dia ensolarado. Se o pet for de porte médio ou grande, pode ser mais fácil administrar a brincadeira.
 

Preparação

Antes de embarcar nesta aventura com seu amigo de 4 patas, escolha o lugar adequado. Pode ser no jardim da casa ou em um espaço grande, no quintal por exemplo. Se você só tiver o espaço interno, uma possibilidade é usar o banheiro e o chuveiro de mão. Como a segurança vem em primeiro lugar, certifique que o espaço é fechado ou que seu pet esteja de coleira para evitar fugas.  
Separe tudo o que você vai precisar: xampu, esponja e toalhas. Deixe tudo próximo do lugar do banho. Lembre-se de tomar cuidado com o xampu, verifique onde vai passar e onde esfregar. O ideal é que o pet já esteja acostumado com o perfume do xampu que você vai usar, se notar que ele se esforça para se sujar depois do banho, use xampu neutro.
A água deve ser morna e nunca fria ou quente! Por isso, escolha um dia mais quente para o seu cachorro aproveitar. O pet precisa sentir prazer ao entrar em contato com a água. Dependendo da temperatura, ela pode causar coceira e irritação.
Algumas mangueiras têm regulação de quantidade e pressão. Se este é o seu caso, não se esqueça de tirar a pressão ou diminuir ao máximo. A pressão direto no corpo do animal pode machucar, assustar e causar um trauma.
 

Sobre o banho

A combinação de um banho gelado com vento pode deixar seu cãozinho doente. Então, pense bem se o dia está adequado. Mais uma vez, eles precisam de uma água morna, é o principal para o banho acontecer. Mantenha o tom de voz agradável e não puxe a coleira. Secar o pet é uma parte importante do processo, você pode usar toalhas grandes ou usar o secador em uma temperatura regulada para não queimar a pele do cachorro. Escove os pelos para evitar os nós.
 

Pet Shop

Se depois de ler o artigo achar que é muito trabalhoso, você pode optar por um serviço de um Pet Shop. Hoje existem várias opções e com certeza um deles vai agradar seu bichinho. Dica importante: com o aplicativo appegada você consegue localizar o Pet Shop mais perto de você! Isso mesmo! Você também pode encontrar soluções digitais para o dia a dia do seu animal de estimação. 
 
Você já deu banho de mangueira em cachorro? Conte como foi! Acesse nosso Facebook ou Instagram.