Como evitar a formação de tártaro em cães | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 06/03/2020 Saúde

Como evitar a formação de tártaro em cães

Sabe o bafo de onça de alguns pets? É possível evitar e tratar. Descubra como cuidar da saúde bucal do seu doguinho.
Como evitar a formação de tártaro em cães

Já recebeu um lambeijo e percebeu aquele bafo? Se sim, você deve ter se perguntado como evitar a formação de tártaro em cães! Isso porque o cheiro incomoda e o pet acaba perdendo a cor natural dos seus dentes. Algo que parece simples de ser resolvido pode virar uma verdadeira dor de cabeça para o seu pet e para o seu bolso também. Por isso, é importante saber como tratar e prevenir. 

O tártaro é uma formação bacteriana nos dentes, se dá pelo acúmulo de restos de comida e bactérias. É possível ver o problema, já que fica uma crosta dura e amarelada. É comum em humanos e em pets, mas, no caso dos cachorros, o tártaro pode avançar rapidamente pela negligência de alguns tutores com a saúde bucal do animal. Afinal, humanos escovam os dentes com frequência e os cachorros precisam de ajuda. 


Como evitar a formação de tártaro em cães

O mercado pet evoluiu muito e hoje existem muitos produtos que auxiliam nos cuidados básicos para um animal de estimação. Se antes pensar em escovar os dentes de um cachorro parecia loucura, saiba que isso é necessário e pode evitar um tratamento custoso para você e para o seu pet! Afinal, sabemos que todo cuidado é pouco quando se trata do nosso cartão de visitas: o sorriso. Então, aqui vão algumas dicas sobre como evitar a formação de tártaro em cães:

- Antes de mais nada, você vai precisar de uma escova e de uma “pasta” especial para cachorros. Nada de usar pasta de dentes comum, existem produtos que não fazem bem para os pets. 
- Se possível, adote o hábito com o pet ainda filhote. Tudo será bem mais fácil.
- Caso ele já seja mais velho, comece aos poucos... Deixe que ele se acostume com alguém mexendo em sua boca. Vá intercalando duas a três escovadas por semana. 
- O ideal é que você escove os dentes dele a cada 3 dias! 
- Se você não conseguir essa intimidade com o seu pet, converse com um veterinário para saber as opções. 
- Compre biscoitos e petiscos específicos que auxiliam no combate às bactérias.
- Ossos ajudam a limpar os tártaros nos dentes dos cães. 
 

Ele já tem tártaro: e agora?

Calma! Consulte um veterinário para avaliar o caso. Se estiver em um estado avançado, a indicação é a remoção. O tratamento deve ser feito por um profissional que irá anestesiar o pet para fazer toda a limpeza. É necessário fazer o procedimento, pois o tártaro pode prejudicar a gengiva do pet, fazendo com que ele fique vulnerável a possíveis infecções. 

Gostou de saber como evitar a formação de tártaro em cães? Clique aqui e veja outras dicas para cuidar da saúde bucal do seu pet!