Quais os benefícios da higiene oral nos pets? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti, 02/10/2018 Saúde

Quais os benefícios da higiene oral nos pets?

Apesar de complicada, a prática auxilia na prevenção de diversas doenças bucais
Quais os benefícios da higiene oral nos pets?

Já ouviu falar em higiene oral nos pets?
Assim como ocorre com os seres humanos, o hábito da escovação dental pode prevenir problemas bucais também nos animais! Após o sétimo mês de vida, já é possível fazer a higiene oral nos pets, uma vez que é neste período o fim da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. Esta limpeza pode ser feita via escovação, ou ainda, através de antissépticos.
 
Dentre os problemas mais comuns envolvendo a saúde bucal dos pets, estão o excesso de tártaro, cárie, formação de placas bacterianas e até mesmo a periodontite, que se caracteriza pela inflamação dos dentes e de todos os tecidos que conectam o dente ao osso do maxilar. Dependendo do grau da infecção ou inflamação do periodonto, é possível haver ainda, outros problemas como a gengivite, retração gengival, bolsas periodontais, abcessos dentários e perda óssea. 
 
É preciso estar sempre atento a estas possíveis situações e procurar, pelo menos uma vez ao ano, fazer o acompanhamento médico veterinário ou procurar por especialistas em odontologia veterinária para uma análise mais profunda sobre a real situação bucal de seu animal. 
 
Isso porque, em alguns casos, a periodontite avançada pode causar complicações mais graves e doenças em vários órgãos dos animais, como rim, fígado e coração. Dentre os sintomas da periodontite, estão coceira no focinho, sangramento gengival, dificuldade em se alimentar, mau hálito, salivação excessiva, rejeição a alimentos sólidos, espirros e secreção nasal. Esteja atento também caso seu animal apresente febre, moleza ou abatimento e anemia.
 
Por mais difícil que seja perceber esses sintomas e comportamentos, é muito importante que você se dedique, pelo menos uma vez na semana, a ficar mais próximo do seu animal e observá-lo sem que ele perceba. Reparar se está conseguindo comer normalmente ou se está dormindo demais, somado à situação visual dos dentes, já é um grande passo para você saber se deve se preocupar ou não com a saúde bucal de seu pet. 
 
Conhecendo a boca de seu animal 
 
Sabemos que é muito difícil fazer a escovação ou limpeza com antisséptico bucal nos pets, uma vez que os animais tendem a não ficarem parados durante o processo. Porém, caso você queira investir na prática, vale saber que os cães têm, no total, 42 dentes na boca, e os felinos possuem, no total, 30 dentes. 
 
Já a escova dental deve ser de acordo com o tamanho de seu animal e possuir cerdas macias, para não machucar a gengiva deles. Você pode escolher escovas de uso humano ou veterinário, infantis ou adultas. As pastas devem ser exclusivas para uso veterinário, uma vez que o animal pode engolir o produto.
 
Lembrando ainda que para que a higiene oral nos pets tenha verdadeira eficácia na prevenção ao tártaro, cárie, formação de placas bacterianas e periodontite, é necessário que seja feita diariamente. Isso porque o ph bucal dos cães e gatos é mais elevado, auxiliando para uma constante formação de tártaro e a presença de outras bactérias.