Juliana Modotti, 02/10/2018
Saúde
Quais os benefícios da higiene oral nos pets?
Apesar de complicada, a prática auxilia na prevenção de diversas doenças bucais
Já ouviu falar em higiene oral nos pets?
Assim como ocorre com os seres humanos, o hábito da escovação dental pode prevenir problemas bucais também nos animais! Após o sétimo mês de vida, já é possível fazer a higiene oral nos pets, uma vez que é neste período o fim da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. Esta limpeza pode ser feita via escovação, ou ainda, através de antissépticos.
Assim como ocorre com os seres humanos, o hábito da escovação dental pode prevenir problemas bucais também nos animais! Após o sétimo mês de vida, já é possível fazer a higiene oral nos pets, uma vez que é neste período o fim da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. Esta limpeza pode ser feita via escovação, ou ainda, através de antissépticos.
Dentre os problemas mais comuns envolvendo a saúde bucal dos pets, estão o excesso de tártaro, cárie, formação de placas bacterianas e até mesmo a periodontite, que se caracteriza pela inflamação dos dentes e de todos os tecidos que conectam o dente ao osso do maxilar. Dependendo do grau da infecção ou inflamação do periodonto, é possível haver ainda, outros problemas como a gengivite, retração gengival, bolsas periodontais, abcessos dentários e perda óssea.
É preciso estar sempre atento a estas possíveis situações e procurar, pelo menos uma vez ao ano, fazer o acompanhamento médico veterinário ou procurar por especialistas em odontologia veterinária para uma análise mais profunda sobre a real situação bucal de seu animal.
Isso porque, em alguns casos, a periodontite avançada pode causar complicações mais graves e doenças em vários órgãos dos animais, como rim, fígado e coração. Dentre os sintomas da periodontite, estão coceira no focinho, sangramento gengival, dificuldade em se alimentar, mau hálito, salivação excessiva, rejeição a alimentos sólidos, espirros e secreção nasal. Esteja atento também caso seu animal apresente febre, moleza ou abatimento e anemia.
Por mais difícil que seja perceber esses sintomas e comportamentos, é muito importante que você se dedique, pelo menos uma vez na semana, a ficar mais próximo do seu animal e observá-lo sem que ele perceba. Reparar se está conseguindo comer normalmente ou se está dormindo demais, somado à situação visual dos dentes, já é um grande passo para você saber se deve se preocupar ou não com a saúde bucal de seu pet.
Conhecendo a boca de seu animal
Sabemos que é muito difícil fazer a escovação ou limpeza com antisséptico bucal nos pets, uma vez que os animais tendem a não ficarem parados durante o processo. Porém, caso você queira investir na prática, vale saber que os cães têm, no total, 42 dentes na boca, e os felinos possuem, no total, 30 dentes.
Já a escova dental deve ser de acordo com o tamanho de seu animal e possuir cerdas macias, para não machucar a gengiva deles. Você pode escolher escovas de uso humano ou veterinário, infantis ou adultas. As pastas devem ser exclusivas para uso veterinário, uma vez que o animal pode engolir o produto.
Lembrando ainda que para que a higiene oral nos pets tenha verdadeira eficácia na prevenção ao tártaro, cárie, formação de placas bacterianas e periodontite, é necessário que seja feita diariamente. Isso porque o ph bucal dos cães e gatos é mais elevado, auxiliando para uma constante formação de tártaro e a presença de outras bactérias.
Leia também
Leishmaniose pode matar meu cachorro?
A leishmaniose é uma doença grave que pode ser fatal para cães se não for tratada adequadamente....
Juliana Modotti, 11/09/2024
Os animais sentem que vão morrer: mito ou verdade?
Leia o que se sabe sobre o último estágio da vida de um pet
Juliana Modotti, 13/06/2024
Castrar reduz risco de câncer em cães e gatos?
A castração é um procedimento simples e que pode ajudar a melhorar a saúde do seu pet.
Juliana Modotti, 11/06/2024