Pet não é presente: porque devemos acabar com essa cultura | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 17/12/2019 Raças

Pet não é presente: porque devemos acabar com essa cultura

Neste natal não presenteie crianças e namorados (as) com animais de estimação. Entenda!
Pet não é presente: porque devemos acabar com essa cultura

Existe uma cultura em datas especiais, como páscoa e natal, de presentear crianças, namorados e amigos com animais de estimação. Apesar da forte conscientização acerca dos direitos dos animais, isso ainda acontece. É preciso fortalecer a ideia que pet não é presente, pois são seres vivos que precisam de um lar responsável e tutores que realmente desejem, no mínimo, ter um animal de estimação. Hábitos culturais são mudados com muito esforço e aos poucos. Por isso, hoje vamos falar sobre essa mudança e você pode fazer diferente a partir deste natal!

Por que pet não é presente? 


Em filmes românticos ou de infância, sempre assistimos pessoas presenteando seus parceiros e crianças com animais de estimação. Aqui na vida real mesmo, você já notou que sempre se escuta “ela ganhou um cachorro”? Formou-se assim uma cultura de presentear com cachorros e gatos. Acontece que adotar um pet requer muita responsabilidade, algo que dificilmente é ensinado ou levado em consideração no momento do “presente”.  

Mesmo quando uma criança quer muito um animal de estimação, é necessário explicar que ele é um ser vivo, falar sobre tudo que ele vai precisar e sobre as tarefas do dia a dia. Este é um bom exercício para uma criança, pois vai ensiná-la sobre escolhas e a ter responsabilidade.

Recentemente, aqui no Brasil, foi aprovado um projeto que afirma que animal não é coisa. Isso significa que animais de estimação não são considerados posse, mas sim seres vivos que precisam de cuidado e proteção. Esta iniciativa já vem sendo construída também em outros países. Nesta linha lógica, os animais não são coisas que podem ser transformadas em presentes. Mesmo assim, vamos listar características que provam que pet não é presente para não permitir que essa cultura continue existindo: 
  • Pets precisam de cuidados básicos com a alimentação;
  • Eles adoecem e precisam de consultas, remédios e até cirurgias;
  • Um pet sem atenção pode adoecer;
  • Eles precisam ter seu próprio espaço;
  • Cachorros precisam passear;
  • Eles fazem cocô e xixi que precisam ser limpos diariamente;
  • Animais de estimação não desaparecem quando você tem uma viagem marcada;
  • Eles não podem ter acesso à rua;
  • Precisam de vacinas durante toda sua vida;
  • Necessitam de brinquedos e alguém que brinque com eles.

Pet não é presente, pois não é como uma boneca ou um buquê de rosas. A responsabilidade é diária, com atenção, custos e laço afetivo. Eles merecem um lar e tutores que os queiram. Por isso, se você pensou em presentear alguém, converse com essa pessoa antes, fale sobre o compromisso e, caso ela queira ter um pet, a acompanhe até uma feira de adoção. Com certeza este ato será lembrado com mais carinho e cumpricidade no futuro. 

Ainda tem dúvidas sobre os cuidados básicos? Leia este artigo.