Gato passeando na coleira | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 24/04/2019 Dicas

Gato passeando na coleira é raro, mas não impossível

Temos algumas dicas para você levar seu gatinho aventureiro para explorar a natureza!
Gato passeando na coleira é raro, mas não impossível

Ver um gato passeando na coleira é algo muito raro. Enquanto os cães adoram sair de casa e socializar, os felinos preferem ficar no próprio território por uma questão de instinto animal. Entretanto, isso não significa que eles não gostem de sair. Alguns sentem a necessidade de explorar o mundo fora das casas e apartamentos, mas, mesmo quando o desejo é visível, eles não querem fazer isso ao lado do tutor. Parecem adolescentes, não é mesmo?

Os peludinhos gostam de sair sozinhos para conhecer a região e marcar o território. Todo gateiro consciente sabe os gatos não podem ter acesso à rua. Eles correm muitos riscos. Principalmente por serem territorialista, podem se meter em brigas e pegar algumas doenças. Também é do conhecimento de todos que algumas pessoas têm muito preconceito com gatos e eles sempre são alvos de envenenamentos.
 

Gato passeando na coleira: pode ser o seu!

De forma geral, os gatos domésticos não precisam sair de casa. Eles gostam de ter o próprio espaço no lar com os humanos. Apesar disso, alguns tutores sonham em levar seu pet para passear, comer grama e arranhar troncos de árvores. Se você faz parte deste time, saiba que isso é possível! Mas você precisa acostumar o pet desde cedo, usar o equipamento ideal e tomar algumas precauções. Também é fundamental observar seu gato, se ele está gostando da situação ou se está estressado e com medo. Confira algumas dicas:
 

  • Antes de mais nada você precisa comprar a coleira ideal! Existem equipamentos específicos no mercado para os felinos. Geralmente ela tem um peitoral bem reforçado.

  • O pet precisa ficar à vontade com a coleira para conseguir aproveitar o passeio. Os gatos gostam de explorar tudo!

  • Mantenha as vacinas em dia. Ao sair de casa com um animal de estimação, você coloca ele em risco de várias formas.

  • Dê vermífugo e antipulga regularmente.

  • Escolha lugares calmos e sem a presença de muitas pessoas e cachorros. Seu gatinho pode se estressar facilmente.

  • Se for levar o pet de carro até o local de passeio, use a caixa de transporte para não ter problemas.


Como já dito, o ideal é que o gato seja acostumado desde cedo a passear e sair de casa. É essencial que a caixa de transporte e a coleira acompanhem o crescimento do seu animalzinho. Para iniciar o processo de passeio, escolha um lugar com grama, terra e árvores. Os pets amam este contato com a natureza! Comece com passeios curtinhos e vá aumentando conforme ele se sinta confortável.

Deixe que seu gato descubra a natureza e curta a saída de casa, mas nunca o solte da coleira! Os gatos dificilmente obedecem aos comandos dos tutores. Lembre-se: são animais independentes e bem diferente dos cachorros. Caso você note que o pet está estressado, com o pelo eriçado, fazendo sons estranhos e abaixando-se como se estivesse acuado, leve-o para casa. Alguns gatinhos preferem ficar seguros em seu próprio território e tudo bem não ter um perfil tão aventureiro assim, cada um é especial da sua própria maneira.
 
Poste fotos do seu gato passeando na coleira no aplicativo appegada!