Laisa Oliveira, 28/03/2019
Dicas
Conheça o papel do cão policial na sociedade
Com seus focinhos molhados, os cachorros ajudam policiais em suas ocorrências

Quem nunca assistiu um filme com um cão policial farejando pistas? Estes heróis de quatro patas existem! Aqui no Brasil eles trabalham, principalmente, na busca e apreensão de drogas. Os focinhos gelados fazem toda diferença nas delegacias. Sua incrível habilidade em farejar ajuda os humanos a encontrar pistas, resolver casos e até auxiliar em buscas por pessoas. Saiba mais sobre o trabalho destes dogs!
O trabalho destes cães vai além de farejar pessoas e substâncias. Eles aprendem também a atacar e deixar um meliante imóvel. Incrível, não é mesmo? No canil de Batalhão, os cachorros recebem todo cuidado para ter uma ótima expectativa de vida. O treinamento também é acompanhado por médicos veterinários. Os policiais de quatro patas ajudam muito a sociedade e, após sua aposentadoria, podem ser adotados por policiais com quem criaram afinidades.
Raças de cão policial
Todos os cães podem ser policiais. Entretanto, existem raças que se adaptam melhor ao treinamento e rotina. Este é o caso do Pastor Alemão! Esta raça se destaca no meio policial por sua lealdade e obediência. Outras raças que podem ser treinadas: Pastor Belga de Malinois, Pastor Holandês, Labrador Retriever, Rottweiler e Bloodhound. Cada uma destas raças tem algo a oferecer para o serviço policial. Alguns são verdadeiros caçadores, outros são fiéis, inteligentes, sociáveis e comprometidos. Uma audição apurada é um diferencial e tanto!Treinamento
Recentemente falamos sobre cão-guia para deficientes visuais aqui no blog. Assim como eles, os cachorros que vão para a “academia policial” começam a treinar cedo! Os filhotes iniciam o treinamento por volta dos dois meses de idade. A primeira parte consiste em sociabilidade e comandos básicos para obediência, como sentar, deitar e responder quando for requisitado. Neste momento é feito uma triagem e os dogs com um super focinho farejador vão para a próxima fase. Quando o filhote completa um ano começa o treinamento específico para se tornar um cão policial. É um processo exaustivo e desafiador, onde os responsáveis expõem para os cachorros o cheiro de diversas drogas, escondem e os ensinam a encontrar o objeto. Parte do treinamento restringe-se em ensinar o cão a lidar com o estresse e obedecer aos comandos de um policial mesmo com uma grande quantidade de pessoas ao redor.O trabalho destes cães vai além de farejar pessoas e substâncias. Eles aprendem também a atacar e deixar um meliante imóvel. Incrível, não é mesmo? No canil de Batalhão, os cachorros recebem todo cuidado para ter uma ótima expectativa de vida. O treinamento também é acompanhado por médicos veterinários. Os policiais de quatro patas ajudam muito a sociedade e, após sua aposentadoria, podem ser adotados por policiais com quem criaram afinidades.
Leia também

Leishmaniose pode matar meu cachorro?
A leishmaniose é uma doença grave que pode ser fatal para cães se não for tratada adequadamente....
Laisa Oliveira, 11/09/2024

Os animais sentem que vão morrer: mito ou verdade?
Leia o que se sabe sobre o último estágio da vida de um pet
Laisa Oliveira, 13/06/2024

Castrar reduz risco de câncer em cães e gatos?
A castração é um procedimento simples e que pode ajudar a melhorar a saúde do seu pet.
Laisa Oliveira, 11/06/2024