Anticoncepcional para cadelas e gatas | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 18/01/2019 Saúde

Anticoncepcional para cadelas e gatas pode ser prejudicial

Pílulas e injeções tem efeitos colaterais que não fazem bem para o organismo dos pets!
Anticoncepcional para cadelas e gatas pode ser prejudicial

O controle de natalidade de animais é tido como um problema para a sociedade. Mesmo não sendo o mais indicado, alguns tutores recorrem ao anticoncepcional para cadelas e gatas. Entretanto, o uso contínuo pode trazer agravantes para a saúde do pet. Entenda como estas fórmulas agem no organismo das fêmeas.
 

Anticoncepcional para cadelas e gatas

É possível encontrar o anticoncepcional como pílula e injeção. O princípio ativo desses contraceptivos é o acetato de medroxiprogesterona, sua principal função é inibir o cio das fêmeas – a fase de excitação do animal – que faz parte do processo de reprodução. No caso das cadelas, o medicamento reduz o sangramento e outros incômodos dessa fase.

Este método foi muito utilizado nos anos 80. Atualmente, graças à conscientização acerca dos benefícios da castração, ele está sendo descontinuado. Existem diversas opções no mercado, mas, geralmente, os produtos devem ser administrados a cada 3 ou 6 semanas. É possível encontrar medicamentos com aplicações com um espaço maior de tempo. Contudo, tenha em mente que, além de ser prejudicial, este não é o melhor meio de evitar ninhadas indesejadas.

As substâncias encontradas nestes anticoncepcionais e o uso deles por muito tempo podem fazer muito mal para o seu pet. A contraindicação vem pelo fato de que os hormônios pré-dispõem as fêmeas a terem câncer de mama, infecções mamárias e uterinas. Além disso, se a gata ou cadela estiver doente, pode piorar muito seu quadro clínico. Outras doenças que podem acarretar do uso de hormônios: comportamento de monta, hipertrofia e seborreia.  

São poucos os veterinários que receitam remédios, a grande maioria não aconselha. Porém, injeções e pílulas são, quase sempre, aplicadas pelo próprio tutor. Esta atitude pode acarretar muitos problemas. Isso acontece porque, para usar o anticoncepcional, você precisa conhecer o ciclo da fêmea. Uma aplicação errada pode não fazer o efeito esperado ou pior: causar aborto, hemorragia e outras complicações.
 

Castração é um ato de amor

A castração é a melhor forma de evitar que seu animal de estimação fique prenha e ainda cuidar de sua saúde. Converse com um veterinário de confiança e receberá todo apoio para operar sua gata ou cadela. Atualmente a cirurgia é mais acessível, o corte não é tão profundo e o pós-operatório é descomplicado. Clique aqui e conheça as vantagens da castração para o seu animal!