Por que castrar meu pet? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Carol Coleto, 03/11/2015 Dicas

Por que castrar meu pet?

Para você que tem dúvidas se deve ou não castrar o seu bicho de estimação, a Cuidados com seu Pet reuniu algumas informações que podem ajudar na hora da escolha
Por que castrar meu pet?

Se você já pensou em castrar o seu animalzinho de estimação ou se já fez alguma pesquisa sobre o tema, é possível que tenha ouvido afirmações como, por exemplo, que os animais ficam mais tranquilos depois da castração, ou que a fêmea precisa ter pelo menos uma ninhada de filhotes antes de ser submetida ao procedimento cirúrgico.

Para você que tem dúvidas se deve ou não castrar o seu bicho de estimação, a Cuidados com seu Pet reuniu algumas informações que podem ajudar na hora da escolha.

É importante que você saiba que as fêmeas não precisam ter sido mães antes da cirurgia. Este é um dos mitos acerca do tema.

De acordo com o portal World Animal Protection, "a saúde física e mental dos animais não será comprometida se eles não tiverem contato sexual ou filhotes".

O designer Henrique Barbari conta que castrou Mila, sua cachorrinha de estimação, quando ela tinha sete meses. Ele comenta que o pós-operatório foi tranquilo e que optaram pela cirurgia a fim de evitar doenças futuras e crias indesejadas. "Sabemos que a castração é uma das formas de evitar doenças graves como o câncer de mama. Este foi um dos principais motivos para castrar a Mila".

A atitude de Henrique é, realmente, uma das mais indicadas no combate ao câncer de mama. Segundo Conselho Federal de Medicina Veterinária, "a castração precoce é a forma mais indicada de prevenir a proliferação de tumores mamários".

O World Animal Protection enumerou alguns dos principais benefícios da castração.

Acompanhe aqui:

  • Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.
     
  • Em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.
     
  • As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, uma vez que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento.
     
  • Já em machos, reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal.
     
  • As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão. 
     
  • Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.
     
  • Seu animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes. 
     
  • Uma vez que seu cão está castrado, consulte seu veterinário sobre a quantidade de comida que você deve oferecer. Em geral, os animais castrados consomem menos calorias. Ressaltamos ainda que a castração em si não faz os animais engordarem. O que acontece em alguns casos é a redução de atividade física (o animal fica mais calmo), o que o leva a ganhar peso. Basta ficar de olho e não deixar de exercitá-lo.

Lembre-se de sempre consultar um médico veterinário para tirar suas dúvidas e garantir o bem-estar do seu pet.