Pets em hospitais é uma forma de terapia | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 04/12/2018 Saúde

Pets em hospitais é uma forma de terapia

Brincar com um animal de estimação alivia a tensão
Pets em hospitais é uma forma de terapia

Pets em hospitais é uma ideia que vem crescendo no Brasil e ganhando o coração de todo mundo! Por ser um lugar pesado, os animais podem tirar a tensão dos pacientes, visitantes e até mesmo dos funcionários. Eles precisam ser sociáveis e educados, pois vão visitar pessoas em um momento frágil e podem encontrar outros animais pelos corredores.
 

Pets em hospitais

Cachorros e gatos nos corredores dos hospitais ou visitando pessoas da família é conhecido como “zooterapia” ou “terapia assistida por animais”. Nos Estados Unidos é comum o pet ir visitar um familiar ou programas que levam os animais para ajudar pacientes a relaxar. No Brasil, este tipo de terapia chegou por volta de 1997 e está ganhando mais força.
 
Alguns hospitais têm dias e horários específicos para a terapia com pets. Eles vão para algumas alas e ficam um tempo determinado. Se a intenção for levar um pet de casa para visitar um amigo, parente ou o próprio dono, o ideal é que ligue para o hospital – nem todos aceitam visitas de pets – dar um banho antes no animal e entregar a carteira de vacinação. O bichinho não pode estar doente, precisa ser dócil e respeitar o tutor.
Além de tirar o estresse, aliviar a tensão e alegrar o ambiente, os pets podem ajudar a diminuir alguns sintomas. Por exemplo:
 
- O sistema imunológico fica mais resistente;
- Diminui os sintomas de depressão;
- Ajuda com a ansiedade;
- Melhora a pressão sanguínea;
- Traz sensação de bem-estar.
 

Bem-estar

Os pets mais comuns são cães e gatos, mas isso não impede que outros animais façam a felicidade dos pacientes. Também pode ser tartaruga, coelho, peixe e até pássaros! Tudo depende do grau de sociabilidade destes animais e se sentem bem em ser o centro das atenções.
 
Algumas crianças que fazem tratamento contínuos não tem animais de estimação. O único contato delas com pets é através destes programas. Por isso, a importância de contribuir com estes projetos. Além de melhorar alguns sintomas e trazer sensação de bem-estar, as brincadeiras com os pets podem melhorar o dia de algumas pessoas que estão passando por uma fase difícil.