Gatos e cachorros podem doar sangue e salvar vidas | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 29/11/2018 Saúde

Gatos e cachorros podem doar sangue e salvar vidas

Os animais também podem salvar outras vidas!
Gatos e cachorros podem doar sangue e salvar vidas

Gatos e cachorros podem doar sangue para outros pets que sofreram algum acidente ou que enfrentam uma doença. Com este gesto, ainda pouco conhecido na sociedade, os animais ajudam a salvar outras vidas. Os componentes do sangue, como por exemplo a plaqueta, são separados em uma doação. Um cachorro pode ajudar a salvar outros quatro e um gato outros dois.
Diariamente gatos e cachorros são atropelados. Os animais que sobrevivem precisam de doação de sangue para continuar lutando pela vida. Além dos casos de acidentes, a doação ajuda animais que sofrem com doenças como anemia, câncer, tumores, doenças renais e autoimunes.
 

Gatos e cachorros podem doar sangue

Assim como acontece com os humanos, existem algumas exigências para a doação. É essencial que o pet esteja com as vacinas em dia, vermifugado, não estar obeso e não ter feito nenhuma transfusão recentemente. Ser calmo também é uma característica importante para facilitar a doação, no caso dos gatos é possível usar um calmante para que eles consigam ficar mais tranquilos. Conheça outros requisitos:
 
Cachorros
- Ter entre 01 e 08 anos;
- Peso mínimo de 27 kg;
- Ser calmo;
- Controle de pulgas e carrapatos;
- Não estar doente.
 
Gatos
- Ser dócil;
- Peso mínimo de 4 kg;
- Controle de pulgas e carrapatos;
- Não estar doente.
 
 
Antes da doação é feito um teste de compatibilidade, pois uma transfusão errada pode matar o animal. No caso dos cachorros, existem mais de 13 grupos sanguíneos diferentes e tudo depende da raça, já os gatos lembra os humanos com apenas três tipos: A, B e AB. Em até três meses no máximo o volume de sangue já terá voltado para o organismo do pet!
 

Além de salvar vidas

Salvar a vida de um bichinho não é a única coisa que se ganha em uma doação. Os cachorros podem fazer um hemograma completo, teste de função renal, de leishmaniose e outras doenças comuns. Os felinos doadores podem fazer sorologia para FIV e FELV, micoplasmose e também hemograma completo.
Muitos donos de pets não sabem que é possível levá-los para doar sangue e o mais grave: muito só ficam sabendo quando o seu animal de estimação precisa de transfusão. Informe-se nos hospitais veterinários de sua cidade sobre doação de sangue e, se o seu pet se encaixar nos requisitos, leve-o para ajudar outros animais!

Gostou de saber que gatos e cachorros podem doar sangue? Então, curta nossas redes sociais e continue acompanhando nossas dicas!