As mudanças de comportamento dos donos de pet | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 27/11/2018 Petlovers

As mudanças de comportamento dos donos de pet

Os animais de estimação agora fazem parte da família!
As mudanças de comportamento dos donos de pet

Segundo uma pesquisa do ano passado, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 50 milhões de gatos e cachorros de estimação no Brasil. Este número tem feito a economia do mundo animal girar e o comportamento dos donos de pet tem feito toda diferença para os números significativos do setor.
 

O comportamento dos donos de pet nos últimos anos

A ideia de ter um cachorro só para cuidar do quintal ou de um gato que não pode entrar na casa pode ser uma verdadeira surpresa para os Pet Lovers, porque os bichinhos já fazem parte da família. É assim na maioria dos lares brasileiros, os gatos dormem na cama, os cachorros sobem no sofá e, assim como as crianças têm mordomias, os pets deitam e rolam com seus brinquedos e rações especiais.
 
Antigamente os animais de estimação ficavam da porta para fora. Alguns até conseguiam ficar na casa durante o dia, mas tinham que dormir no quintal. Essa distância entre os donos e os pets foi diminuindo ao longo dos anos e, se antes somente os cachorros e gatos de raça tinham uma colher de chá, os vira-latas também entraram pela porta da frente para nunca mais sair – apenas para passear, ir ao veterinário e tomar banho.
 

De olho no mercado 

O Brasil tem o terceiro maior mercado pet do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Reino Unido. Mesmo com crises, o país continua avançando no setor. Os donos de pet investem em novidades como carrinho de bebê para cachorro, brinquedos, tecnologias, camas, coleiras e comidas diferentes que surgem no mercado – como por exemplo cerveja para cachorro.
 
Os serviços do mundo animal também estão expandindo. Atualmente existem várias opções de hotel pet, cada um ao estilo do freguês: suítes privadas para gatos, hotel fazenda para cachorros e hotéis que integram creches com diversas brincadeiras, como partidas de futebol. Também existe a possibilidade de deixar o pet na casa de alguém e ter essa pessoa como uma espécie de babá.
 

Cuidados com seu pet

Uma das máximas da mudança de comportamento com os pets é o tratamento de algumas doenças que antes eram consideradas apenas um mal da idade. Os donos de pet começaram a pesquisar a qualidade das rações e formas de fazer com que eles tenham uma vida mais equilibrada. Assim os animais de estimação estão vivendo mais e confortavelmente.
 
Como os pets são considerados parte da família, eles recebem os mesmos cuidados que qualquer membro receberia. Antes a visita ao veterinário era em situações extremas e quase irreversíveis, agora o trato é de prevenção. Com o valor alto de consultas, exames e procedimentos, algumas famílias começaram a optar por pagar um plano de saúde pet. O custo benefício acaba valendo a pena no fim do mês. Apesar de ainda não ter ganhado todos os lares, a ideia do plano de saúde está adquirindo mais adeptos.
 
Você sentiu alguma mudança de comportamento na sua casa? Comente aqui, no Facebook ou Instagram. Além disso, você pode compartilhar seus momentos em família no aplicativo appegada. Baixe agora!