Laisa Oliveira, 21/11/2018
Saúde
Leite para gato: entenda como o organismo felino reage
A lactose também pode ser prejudicial para os gatos

A imagem de um gatinho se deliciando com uma tigela de leite é comum para muitas pessoas. O cinema e desenhos animados projetaram a ideia de dar leite para gato. Mas a questão é: este hábito é saudável? Eles precisam? Qual a quantidade ideal? Assim como para os humanos, tudo depende do organismo de cada um e a reação pode ser de aceitação até uma séria alergia.
Leite para gato: a digestão da lactose
O leite tem um açúcar exclusivo: a lactose - constituída por glicose e galactose. O corpo precisa desenvolver uma enzima chamada lactase para conseguir processar a lactose. Nos recém-nascidos é produzida uma grande quantidade desta enzima para receber o leite materno, mas com o passar do tempo a lactase vai diminuindo no corpo e fica mais difícil digerir o leite.
Se um gatinho fica órfão, pode dar leite de vaca? Um recém-nascido precisa do leite materno, o leite consumido por humanos não tem as vitaminas que ele precisa para se desenvolver. Atualmente existem fórmulas que substituem o leite das gatas, basta ir até um veterinário que ele irá indicar o mais indicado para o filhote.
Alguns gatos tomam leite desde filhotes e não acontece nada. Como dito anteriormente, tudo depende de cada organismo. Se um filhote toma um pouco e não tem nenhum sintoma de rejeição, não é proibido oferecer o leite esporadicamente. Já a maioria dos gatos adultos podem ter intolerância ou alergia, o melhor é observar o que acontece depois eles tomam o leite.
Sintomas de intolerância e alergia
É normal algumas pessoas terem intolerância à lactose em algum momento da vida. Isso também acontece com os felinos, a causa é justamente a diminuição da produção da enzima que ajuda a processar a lactose. Se depois que seu gato tomar leite apresentar algum sintoma de intolerância, corte o leite imediatamente. Os sintomas mais frequentes são:
- Náuseas e vômitos;
- Diarreia;
- Gases;
- Inchaço abdominal.
A alergia à lactose é diferente da intolerância e pode ser ainda pior. A alergia envolve todo o sistema imunológico do pet. Fique atento aos sintomas:
- Coceira;
- Urticária;
- Dificuldade para respirar;
- Diarreia e vômitos;
- Miado repetitivo que indica dor.
É proibido oferecer leite?
Não existe uma proibição ou liberação sobre leite para gato. É importante observar e ficar atento ao menor sinal de rejeição para não deixar o gatinho doente. Mesmo que ele aceite bem a lactose, lembre-se que é um complemento e não substitui uma refeição. O excesso de lactose não faz bem mesmo para os felinos já acostumados. Uma alimentação saudável e balanceada é o que eles precisam para ter uma vida longa e feliz.
Leia também

Leishmaniose pode matar meu cachorro?
A leishmaniose é uma doença grave que pode ser fatal para cães se não for tratada adequadamente....
Laisa Oliveira, 11/09/2024

Os animais sentem que vão morrer: mito ou verdade?
Leia o que se sabe sobre o último estágio da vida de um pet
Laisa Oliveira, 13/06/2024

Castrar reduz risco de câncer em cães e gatos?
A castração é um procedimento simples e que pode ajudar a melhorar a saúde do seu pet.
Laisa Oliveira, 11/06/2024