Mantenha o gato sozinho sem preocupações! | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti, 19/11/2018 Dicas

Confira dicas para deixar seu gato sozinho em casa

Independentes, os gatos conseguem passar alguns dias sem os cuidados de seus tutores
Confira dicas para deixar seu gato sozinho em casa


Não é sempre que acontece, mas quem nunca precisou deixar o gato sozinho em casa para fazer uma viagem inesperada? Seja para resolver problemas familiares, uma reunião emergente do trabalho ou simplesmente passar uns dias fora, vez ou outra acontece de você não ter a quem recorrer para cuidar de seu felino. Nessas horas, bate a dúvida: o que fazer? 

A princípio, você não precisa se preocupar, afinal, gatos são animais independentes e conseguem ficar sem os cuidados de seus tutores durante um bom período. Basta que você providencie alguns itens básicos de alimentação e higiene para 3 a 4 dias e pronto! Já dá pra se se ausentar sem peso na consciência por deixar seu gato sozinho

Daremos abaixo, algumas recomendações para estes momentos delicados ou de imprevistos. São ações cruciais que facilitarão tanto a sua vida quanto a vida do gatinho que, diferente do usual,  estará sem você. 

Seguindo estas dicas você proporciona maior bem-estar ao gato sozinho em casa. No máximo, a única coisa desagradável será lidar com a saudade um do outro! Vamos às dicas então?!

Recomendações para deixar um gato sozinho em casa


A primeira coisa que você deve considerar antes de deixar seu gato sozinho em casa, é sobre alimentação e a saúde dele. 

Deixe um pote grande de ração, uma vez que você não estará presente para oferecer a alimentação nos horários de costume. Se puder, deixe mais de um pote, um distante do outro, para não correr o risco do animal comer tudo de uma vez. Apesar de não terem este costume, às vezes pode acontecer devido a ansiedade de você não voltar. Imagine um pote cheio para cada dia ausente. Variar entre ração e petiscos também vale. Deixe-os espalhados pela casa, como forma de brincadeira de “caça ao tesouro”! Com certeza, sentirá como uma recompensa ao encontrar.

É preciso pensar na hidratação também. Melhor opção neste caso é adquirir bebedouros ou fontes para que seu gato tenha uma água limpa, fluida e fresca para beber durante toda a sua ausência. Isso porque a água parada no pote pode acumular sujeiras e até insetos, principalmente no período do verão. Além disso, os gatinhos adoram brincar e se refrescar debaixo de um fio de água. Para saber mais sobre os benefícios das fontes de água para os gatos, clique aqui. Neste artigo, você pode aprender a como fazer você mesmo sua própria fonte!

Para manter o gato sozinho em casa sem muitos problemas, lembre-se também de providenciar um local limpo e arejado para suas necessidades fisiológicas. Preparar a caixinha de areia antes de sair vai ajudar seu gato a eliminar suas necessidades normalmente. Dependendo da quantidade de dias que você ficar fora, procure deixar mais de uma caixinha de areia. Isso porque os gatos não gostam de usar a caixinha quando elas estão sujas, e caso não tenha um local adequado para evacuar, podem no mínimo, fazer em lugares impróprios ou acabar tendo problemas sérios.
 

Distração e diversão 

Um grande passatempo dos gatos são os brinquedinhos e acessórios. Caso você tenha, deixe-os espalhados pela casa como forma de estímulo para brincar, mesmo que sozinhos. Fitinhas coloridas, pelúcias, bolinhas de silicone ou de borracha e arranhadores são alguns dos itens que costumam deixar qualquer gato muito feliz. 
 

Último porém não menos importante

Um detalhe muito sério é sobre o acesso de seu animal às áreas externas da casa e até mesmo à rua. Caso seja um animal caseiro, ou ainda, de apartamento, com certeza não sentirá falta de portas e janelas abertas; mas caso venha a se tratar de um animal que tem acesso à jardins e garagens, por exemplo, ou ainda, no caso de se tratar de algum gato que tenha o costume de ir às ruas, lembre-se de deixar uma janela aberta para o seu livre acesso. Embora seja do hábito do animal ir pra rua, é sempre recomendável que durante seu período de ausência, o gato permaneça trancado, visando maior segurança, pois além de acidentes, pode ocorrer do animal se perder.