Para quê serve o Controle de Zoonoses? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti, 13/11/2018 Saúde

Por que os Centros de Controle de Zoonoses são importantes?

Entenda o impacto deste órgão nas cidades e saiba qual a sua contribuição para a saúde pública
 Por que os Centros de Controle de Zoonoses são importantes?


Você já parou para pensar para quê servem os Centros de Controle de Zoonoses e porque eles são importantes para a saúde pública? Para entender isso, primeiro  você precisa saber qual a definição de zoonoses. Vamos lá?!

Zoonoses é o termo utilizado na medicina para identificar todas as doenças infecciosas de animais, que são capazes de ser facilmente transmitidas aos humanos, seja via vírus, bactérias, fungos ou outros microorganismos. Em outras palavras, o controle de zoonoses é o mesmo que controlar as doenças transmitidas dos animais para os homens. 

Alguns exemplos dessas doenças, e as mais comuns entre as transmissões em humanos, são a toxoplasmose, que é transmitida principalmente pelos felinos que são hospedeiros definitivos do protozoário da doença; a Leptospirose, que é transmitida através do contato com a pele ou através da ingestão de alimentos contaminados com a bactéria Leptospira, presente na urina de ratos; a Raiva, doença provocada por vírus e transmitida através da mordida de um animal contaminado, como os cães, gatos e morcegos; a Dengue e a Febre Amarela, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.

Sendo assim, os Centros de Controle de Zoonoses são unidades de saúde pública que tem como principal objetivo prevenir e controlar estas doenças desenvolvendo sistemas sanitários e epidemiológicos e de vigilância ambiental em saúde. Além disso visa eliminar fatores de adoecimento e morte, bem como o sofrimento humano causado pelos animais peçonhentos, como serpentes, escorpiões, aranhas, entre outros. Com isso, busca-se a preservação da saúde da população e também dos animais.  

Por isso, os Centros de Controle de Zoonoses são muito importantes! Estas unidades são responsáveis por cuidar da saúde pública através do controle de populações de animais domésticos, como cães, gatos e animais de grande porte, e também por meio de esterilização cirúrgica (castração) e controle de populações de animais sinantrópicos, como ratos e gambás. 

Essa ação é baseada em trabalhos educativos, procurando esclarecer e contar com a colaboração e participação de toda a sociedade, complementada por ações legais e fiscais. Em nível local, nacional e internacional, os Centros de Controle de Zoonoses elaboram e organizam constantemente programas de treinamento, estágios, atualização e intercâmbio entre os profissionais que atuam nesta área específica.
 

Controle de zoonoses em animais domésticos


Agora que já sabemos porque o controle de zoonoses é importante tanto para o homem quanto para os animais, devemos promover o cuidados com nossos pets e praticar a posse responsável, ou seja, vacinar, vermifugar castrar e realizar todos os procedimentos que garantem a saúde e o bem-estar do animal, sem risco de crias indesejáveis.  

Além disso, a conscientização sobre o controle de zoonoses vai muito além da nossa casa. É preciso pensar também sobre como contribuir para a não proliferação de doenças nos animais abandonados em situação de rua. Somente assim, poderemos estender nossos cuidados com a saúde de nossos bichos de estimação e também de nossos amigos e familiares. 

Para saber como tirar um animal da situação de abandono e de risco, você pode ler este artigo.