Saiba mais sobre câncer de próstata nos pets | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti, 07/11/2018 Saúde

Novembro azul e a prevenção do câncer de próstata nos pets

Cuidados com a saúde dos homens e dos pets machos ganham destaque nesta época do ano
Novembro azul e a prevenção do câncer de próstata nos pets

Este mês é marcado pela campanha  “Novembro Azul”  que visa conscientizar  a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de próstata, segundo tipo de câncer que mais acomete os homens no país. Ao lado da causa humana, existe também a preocupação com a saúde dos pets, uma vez que a doença também pode ocorrer nos animais. Por isso, este artigo traz algumas informações sobre como você pode prevenir o câncer de próstata nos pets e contribuir para o “Novembro Azul do seu Pet”!

Afinal, é preciso chamar a atenção de todos os tutores de cães e gatos machos para a importância de exames periódicos, a fim de diagnosticar precocemente qualquer doença que possa acometer a próstata dos animais. Desta forma, tanto o tratamento quanto a recuperação, têm mais chances de sucesso.

O câncer de próstata nos pets pode ser evitado realizando a castração do animal, porém, mesmo que castrado, há possibilidade de desenvolver a doença com o passar da idade. O que os veterinários explicam é que os pets castrados apresentam menos complicações de próstata, sendo mais difícil de ocorrer tumores. Por esse motivo, o câncer de próstata nos pets castrados é menor. Uma dica é realizar a castração antes da puberdade. 

Para saber mais sobre as vantagens de castrar seu animal, clique aqui.

Segundo os veterinários, a doença é mais comum em cães e geralmente acomete os animais de grande porte, sendo comum o surgimento dos primeiros sintomas quando os pets estão com idade avançada- média entre 8 e 12 anos. Eles explicam ainda, que esta doença é muito rara em gatos.

Dentre os sintomas mais comuns, estão: febre, complicação respiratória, dor abdominal, corrimento uretral, incontinência urinária, constipação intestinal e perda de peso. Em estágios mais avançados, podem aparecer sinais que apontam para infecções que acometem múltiplos órgãos do animal.

 

Como tratar doenças e o câncer de próstata nos pets? 


As doenças mais comuns que afetam a próstata dos cães, são a Hiperplasia Prostática Benigna, as Prostatites Bacterianas, que são as infecções, os Cistos Prostáticos e o próprio câncer. A Hiperplasia Prostática Benigna é um aumento bilateral da glândula presente no sistema reprodutor e 100% dos cães não castrados desenvolvem esta patologia com o avançar da idade.

Nos casos de infecções, é comum que os médicos veterinários receitem antibióticos. Já nos casos de confirmação do câncer, eles podem optar ou não por uma cirurgia para a retirada do nódulo ou da própria próstata. Nos casos de tumores benignos, as chances de recuperação são altas, mas quando malignos, os tratamentos com recuperação completa ainda não apresentam alto índice de sucesso, principalmente em casos de metástases.
 
Por isso, leve seu cão periodicamente ao médico veterinário e previna seu amigão do câncer de próstata! Assim como para os seres humanos, a simples realização de exames preventivos pode salvar vidas!