Adaptação dos pets no horário de verão | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti, 05/11/2018 Saúde

Como manter o bem-estar dos pets no horário de verão?

Mudanças no relógio também afetam a rotina de cães e gatos
Como manter o bem-estar dos pets no horário de verão?

Chegou o horário de verão nos estados da região centro-oeste, sudeste e sul do Brasil,  e por isso, nós temos de adaptar nosso relógio biológico conforme a luz do dia. Neste ano, os relógios foram adiantados uma hora, sendo assim, demora um pouco mais para amanhecer e, consequentemente, para anoitecer. Algumas pessoas costumam reclamar desta nova condição, porém, logo se acostumam. Difícil mesmo pode ser lidar com as alterações na rotina de seus pets no horário de verão. Isso porque, assim como nós, os cães e gatos têm seus horários certos para comer, se exercitar, fazerem suas necessidades e dormir. 

Diante das mudanças no seu cotidiano, a vida de seu pet muda também! Afinal, seu animal está acostumado a sempre realizar aquela atividade junto com você, naquele determinado horário e, de repente, o dia está mais claro, ou mais escuro. Por isso, neste artigo vamos dar algumas dicas para adaptar a sua vida e a rotina de seus pets no horário de verão.

Veja aqui mais sobre como adaptar a rotina de seu felino à sua.
 

  • Alimentação


Alguns pets são acostumados a se alimentar ao amanhecer e ao anoitecer, sendo assim, há uma mudança considerável, uma vez que adiantamos nossos relógios, por isso, uma dica é não ceder aos miados e latidos pidões. Faça-os entender que o alimento vai seguir conforme os seus horários. Caso o animal não sinta a diferença e não peça o alimento nem água, você pode chamá-lo e estimulá-lo a comer, para que vá se acostumando ao novo horário.
 

  • Atividades


O início e o fim do dia também são os horários que os animais mais gostam de se exercitar, pois é o período que eles ficam mais agitados ou mais dispostos. Ideal é que você esteja presente nestes horários para incentivar seu animal a gastar energia. Assim, o organismo deles se acostuma com mais rapidez às mudanças, o que contribui para a sua rotina ficar mais organizada também. Além disso, as atividades ajudam os animais a relaxarem e promovem o cansaço necessário para descansarem com mais qualidade.
 

  • Necessidade fisiológicas


Para os gatos, é mais tranquilo, uma vez que utilizam de um banheiro próprio - a caixinha de terra. Já os cães, geralmente precisam dar aquela voltinha pelo quarteirão, sendo assim, você precisará estimular seu pet a “dar uma segurada”. Para fazer isso, mantenha-o na expectativa, ameaçando sair, para ele entender que a hora de ir ao banheiro está chegando. 
Detalhe importante: evite sair com seu cão entre 10h e 16h, pois estes são horários mais quentes e podem deixar seu animal com muito calor. Além disso, preste atenção na temperatura do chão sempre que for passear com seu cachorro pelo bairro.
 

Bem-estar dos pets no horário de verão


Outra dica bem legal que você pode aplicar neste período está relacionada às formas de refrescar o seu companheiro de quatro patas. 

Ao caminhar com seu cachorro, seja para fazer as necessidades ou num dia de lazer durante a tarde, dê algumas borrifadas de água em seu pelo! Oferecer sorvetes para pets, ou gelo também pode ser uma boa nos dias muito quentes.

Lembre-se sempre de trocar a água da vasilha para que esteja mais fresca. Promover a hidratação é fundamental para o bem-estar de seus pets no horário de verão.

Esteja atento também a picadas de insetos e a presença de pulgas e carrapatos, pois as temperaturas quentes são ideais para a proliferação destes “inimigos”. 

Lembre-se: o verão é uma época de temperaturas muito elevadas e por isso, é tempo de descontração e de “viver a vida lá fora”. Tome todos estes cuidados e promova frequentemente a hidratação de seus pets no horário de verão. Assim, você consegue curtir a presença de seu animal com mais alegria, energia positiva e principalmente, saúde!