Queda de pelos: o que representa e como amenizá-los? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti, 18/10/2018 Saúde

Queda de pelos: o que representa e como amenizá-los?

Na maioria dos casos, os animais estão apenas se preparando para a próxima estação
Queda de pelos: o que representa e como amenizá-los?

 
A chegada da primavera e do outono é sempre assim: quem tem cães e gatos em casa acaba sofrendo um pouco mais diante da grande queda de pelos que ocorre neste período. Os alérgicos então, precisam redobrar os cuidados para não serem afetados com as crises. Isso porque os pets costumam trocar de pelos duas vezes por ano, justamente nessas estações, para se prepararem tanto para o calor do verão quanto para o frio do inverno. É quando ocorre esse aumento na queda de pelos, bem acima do usual.
 
Na verdade, como o Brasil é um país tropical, os pets estão sempre trocando seus pelos e a queda é frequente o ano todo, porém, na chegada da primavera e do outono, há uma intensidade, devido a um fator interessante: é que na primavera, a pelagem fica mais fina, a fim de suportar as altas temperaturas, enquanto que no inverno, a pelagem fica mais grossa e densa, para suportar as baixas.
 
Se seu animal possui pelo curto, não se engane! Assim como os pets de pelagem longa, a queda é certa, se não, até maior! Isso ocorre porque as raças com pelagem longa estão com o pelo sempre em crescimento, enquanto que as raças de pelo curto trocam a pelagem na medida em que novos pelos vão nascendo. Outro fator que influencia esta condição é o cuidado que temos com os animais de pelagem longa, afinal, eles necessitam de escovação, enquanto que os de pelagem curta, não. Sendo assim, conforme escovamos os pets com pelagem longa, já eliminamos boa parte dos pelos que iriam se soltar depois, reduzindo consideravelmente a queda de pelos, em relação aos animais de pelagem curta.
 
Mas como saber se a queda de pelos está dentro do normal, se é sintoma de alguma doença, ou problema com seu pet? Um dos fatores que influenciam bastante na queda de pelos é o estresse. Você pode analisar a situação, observando mesmo. Se as quedas continuarem por mais de 30 dias e se houver sinais de caspas, opacidade no pelo, falhas na pele e odor forte, pode ser que seu pet esteja com alguma doença como sarna, foliculite, seborreia, ou ainda, micoses e alergias. 
 
Outro fator que pode influenciar a queda de pelos é a má alimentação. Uma baixa quantidade de proteínas e aminoácidos, além de baixo teor de vitamina A, deixam o pelo fraco. Vale se atentar também à ração que você está provendo a seu animal, pois ela deve ser compatível à idade e ao porte de seu pet, para que atenda às suas reais necessidades. 
 
Por isso, se você quer reduzir a queda de pelos de seu animal, esteja atento às informações nutricionais da ração de seu pet. Consulte o veterinário e veja se há a necessidade de complementos  e vitaminas próprias para queda de pelos. Além disso, lembre-se da importância da água, pois a desidratação também pode ser uma das causas da queda de pelo em excesso.  
 

Reduzindo a queda de pelos pela casa

 
Um método de evitar a queda de pelos é dando banho uma vez por semana, ou quinzenalmente. Outra boa dica para você reduzir a quantidade de pelos pela casa é praticar a escovação pelo menos 2 vezes por semana, para a retirada dos fios mortos. Quanto mais tempo você puder escová-los, melhor, pois, além da redução considerável de queda de pelos, você ainda estará dando carinho e atenção ao seu pet, e isso com certeza o deixará bastante feliz. 
 
Para a limpeza de sua casa, ideal é utilizar aspirador de pó ou ainda panos úmidos para recolher os pelos do chão e dos móveis. Para as roupas, você pode usar uma esponja úmida, ou ainda, produtos tipo rolos adesivos, ou até mesmo, uma velha escova de dente com cerdas um pouco mais resistentes.