Juliana Modotti, 10/10/2018
Saúde
Estabelecimentos veterinários: entenda a diferença de cada um
Na hora do apuro, mais prudente é saber para onde encaminhar o seu pet

Você sabe quais são as diferenças entre os vários tipos de estabelecimentos veterinários que existem no mercado?
É complicado não saber exatamente para onde encaminhar o seu pet na hora do apuro, por isso, saber quais processos são realizados nas Clínicas, Hospitais, Ambulatórios, Consultórios e Pet Shops, é fundamental para você ajudar seu fiel companheiro no momento que ele mais precisar!
É complicado não saber exatamente para onde encaminhar o seu pet na hora do apuro, por isso, saber quais processos são realizados nas Clínicas, Hospitais, Ambulatórios, Consultórios e Pet Shops, é fundamental para você ajudar seu fiel companheiro no momento que ele mais precisar!
Pense bem nas diferentes situações que podem te acometer de uma hora pra outra: onde comprar medicamentos veterinários? Onde levar para aplicação de vacina? Febre na madrugada, quem poderá te atender? Onde levar para uma coleta de exames? E no caso de acidentes mais graves, a quem recorrer? Confira abaixo um pouco mais sobre os atendimentos realizados em cada estabelecimento!
- Clínicas Veterinárias:
Voltadas para atendimento de animais, consultas, tratamentos pré ou pós operatórios, podendo ou não oferecer os serviços de cirurgia e internação, sob a responsabilidade de um médico veterinário, com ou sem suporte de veterinários auxiliares. O horário de funcionamento geralmente é comercial mas pode ser restrito, conforme o proprietário determinar, porém se oferecer internação, a clínica deve funcionar 24h para atendimentos isolados.
- Hospital Veterinário:
Voltados para casos mais complexos, asseguram assistência médico-veterinária, além de serviços clínicos e cirúrgicos. O atendimento ao público é de 24h e por isso, conta com a presença permanente de um médico veterinário responsável técnico para, de prontidão, executar os primeiros procedimentos.
- Ambulatórios Veterinários:
Dependências de estabelecimentos comerciais, industriais, de recreação ou de ensino onde são atendidos os animais pertencentes exclusivamente ao respectivo estabelecimento, para exame clínico e curativos, com acesso independente, vedada a realização de procedimentos anestésicos e/ou cirúrgicos e a internação.
- Consultórios Veterinários:
São de propriedade de um médico veterinário e seu atendimento é restrito a consultas clínicas, aplicações de curativos, vacinas e medicamentos, tratamentos e diagnóstico. É proibida a realização de procedimentos anestésicos ou cirúrgicos, além de internações.
- Pet Shops:
Voltados mais para o aspecto comercial, este é o estabelecimento onde você vai encontrar acessórios, alimentos, medicamentos veterinários, produtos de higiene, casinhas, caixas de transporte e muitos outros itens voltados a bichos de estimação, como por exemplo, roupinhas, coleiras e brinquedos.
Alguns estabelecimentos oferecem ainda, serviços como banho e tosa, além de vacinação e aplicação de curativos e remédios. Geralmente, atende no horário comercial, porém, pode ocorrer de oferecer serviços específicos fora do horário convencional.
Normas e demanda
As especificações sobre os estabelecimentos veterinários estão em vigor desde 15 de janeiro de 2015, quando passou a valer as novas normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária, (CFMV), que conceitua e estabelece as condições para o funcionamento de hospitais, clínicas, ambulatórios e consultórios veterinários. Trata-se da Resolução CFMV 1,015/2012,
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em média, temos no Brasil, 50 milhões de cães e 20 milhões de gatos, o que torna o país, um dos maiores mercados do mundo em faturamento no setor.
Leia também

Pais ou mães de pets ganham destaque no país
Os animais de estimação ganham cada vez mais status de membro da família, fazendo os tutores a se...
Juliana Modotti, 17/06/2022

Como escolher a melhor rede de proteção para gatos
O instinto aventureiro dos felinos pode ser perigoso para os pets que vivem em apartamentos....
Juliana Modotti, 03/06/2022

Será que pets podem beber café? Descubra aqui!
Muitos tutores apaixonados por café não resistem à carinha de pidão dos pets e acabam oferecendo...
Juliana Modotti, 23/05/2022