Conheça os tipos de estabelecimentos veterinários | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti, 10/10/2018 Saúde

Estabelecimentos veterinários: entenda a diferença de cada um

Na hora do apuro, mais prudente é saber para onde encaminhar o seu pet
Estabelecimentos veterinários: entenda a diferença de cada um

Você sabe quais são as diferenças entre os vários tipos de estabelecimentos veterinários que existem no mercado?
É complicado não saber exatamente para onde encaminhar o seu pet na hora do apuro, por isso, saber quais processos são realizados nas Clínicas, Hospitais, Ambulatórios, Consultórios e Pet Shops, é fundamental para você ajudar seu fiel companheiro no momento que ele mais precisar!
 
Pense bem nas diferentes situações que podem te acometer de uma hora pra outra:  onde comprar medicamentos veterinários? Onde levar para aplicação de vacina? Febre na madrugada, quem poderá te atender? Onde levar para uma coleta de exames? E no caso de acidentes mais graves, a quem recorrer? Confira abaixo um pouco mais sobre os atendimentos realizados em cada estabelecimento!
 
 
  • Clínicas Veterinárias:

Voltadas para atendimento de animais, consultas, tratamentos pré ou pós operatórios, podendo ou não oferecer os serviços de cirurgia e internação, sob a responsabilidade de um médico veterinário, com ou sem suporte de veterinários auxiliares. O horário de funcionamento geralmente é comercial mas pode ser restrito, conforme o proprietário determinar, porém se oferecer internação, a clínica deve funcionar 24h para atendimentos isolados. 

 
  • Hospital Veterinário:
Voltados para casos mais complexos, asseguram assistência médico-veterinária, além de serviços clínicos e cirúrgicos. O atendimento ao público é de 24h e por isso, conta com a presença permanente de um médico veterinário responsável técnico para, de prontidão, executar os primeiros procedimentos.
 
 
  • Ambulatórios Veterinários:  
Dependências de estabelecimentos comerciais, industriais, de recreação ou de ensino onde são atendidos os animais pertencentes exclusivamente ao respectivo estabelecimento, para exame clínico e curativos, com acesso independente, vedada a realização de procedimentos anestésicos e/ou cirúrgicos e a internação.
 
 
  • Consultórios Veterinários: 
São de propriedade de um médico veterinário e seu atendimento é restrito a consultas clínicas, aplicações de curativos,  vacinas e medicamentos, tratamentos e diagnóstico. É proibida a realização de procedimentos anestésicos ou cirúrgicos, além de internações.
 
 
  • Pet Shops: 
Voltados mais para o aspecto comercial, este é o estabelecimento onde você vai encontrar acessórios, alimentos, medicamentos veterinários, produtos de higiene, casinhas, caixas de transporte e muitos outros itens voltados a bichos de estimação, como por exemplo, roupinhas, coleiras e brinquedos. 
Alguns estabelecimentos oferecem ainda, serviços como banho e tosa, além de vacinação e aplicação de curativos e remédios. Geralmente, atende no horário comercial, porém, pode ocorrer de oferecer serviços específicos fora do horário convencional.
 
 
Normas e demanda
 
As especificações sobre os estabelecimentos veterinários estão em vigor desde 15 de janeiro de 2015, quando passou a valer as novas normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária, (CFMV), que conceitua e estabelece as condições para o funcionamento de hospitais, clínicas, ambulatórios e consultórios veterinários. Trata-se da Resolução CFMV 1,015/2012, 
 
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em média, temos no Brasil, 50 milhões de cães e 20 milhões de gatos, o que torna o país, um dos maiores mercados do mundo em faturamento no setor.