Alergia aos pets: como amenizar a manifestação? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti, 03/10/2018 Saúde

Alergia aos pets: como amenizar a manifestação?

Na verdade, a causa da alergia não provém do animal ou de seus pelos, mas sim dos resíduos que soltam no ar
Alergia aos pets: como amenizar a manifestação?

Muitas pessoas amam gatos, cachorros, coelhos, hamsters e pássaros, porém, infelizmente, apresentam alergia aos pets e se veem obrigadas a manter uma certa distância destes animais de estimação no dia a dia. Fato que muitas vezes, acaba limitando a pessoa até de visitar amigos e familiares que possuem pets. 
 
O desconforto é grande e os sintomas, bastante desagradáveis e difíceis de controlar. Espirros constantes, coceira no nariz e nos olhos, tosse seca e o surgimento de urticária - algumas bolinhas vermelhas e coceira na pele - são os mais comuns dentre as alergias aos pets. Os olhos também podem lacrimejar e ocorrer constante secreção ou até mesmo, obstrução nasal.
 
Geralmente, as alergias ocorrem porque estes animais eliminam pelos e pele descamada, além de resíduos que inalamos durante nossa respiração. São ácaros difusores de bactérias e não conseguimos ver a olho nu. Portanto, mesmo que a pessoa faça um super trabalho de higienização todos os dias em sua casa, ou no ambiente em que o pet fica, ainda sim, será bem complicado combater as reações alérgicas. 

 

Alternativas para amenizar a alergia aos pets

 
A principal forma de controlar a alergia aos pets, infelizmente continua sendo evitar o contato. Agora, se a escolha for favorável à presença deles, é melhor procurar mantê-los do lado de fora da casa, podendo assim, amenizar os sintomas. Deixar o animal no quarto e na sala, nem pensar! A não ser que você se acostume com as reações alérgicas e tome medicação.
 
Outra alternativa para as crises alérgicas provinda dos  animais, seria a utilização de anti- histamínicos indicados por um médico, porém, não há garantia de cura e sim de um controle sobre as crises. As especialidades mais procuradas nestes casos são os otorrinolaringologistas e os dermatologistas, porém, alergistas ou alergologistas também são uma opção assertiva.
 
Pessoas asmáticas devem ter uma atenção maior, uma vez que o contato com estes animais pode desencadear crises intensas e a  frequente necessidade do uso de bombinhas para recuperar o ar nos pulmões. 
 
Raças de cachorros indicadas para pessoas alérgicas
 
Uma boa notícia para quem não abre mão de ter um cachorrinho em casa é a comprovação de que algumas raças não provocam a alergia com tanta facilidade. Dentre as raças, estão: Bedlington terrier; Bichon Frisé; Cão d'água português; Cristado chinês; Kerry blue terrier; Maltês; Schnauzer; Soft Coated wheaten terrier, Spaniel d'água irlandês e o Pelado mexicano.
 
Agora, se você não faz questão de ter um cachorrinho como animal de estimação, outra alternativa é procurar por outros animais como tartarugas e peixes.