Qual a melhor forma de passear com cachorros? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti, 01/10/2018 Dicas

Qual a melhor forma de passear com cachorros?

Alguns detalhes podem fazer toda a diferença e tornar o passeio mais prazeroso ao seu animal
 Qual a melhor forma de passear com cachorros?

Passear com cachorros é uma atividade que os deixam mais calmos. Você já se perguntou sobre a natureza dos cães e como você pode contribuir para que seu pet viva de forma mais harmoniosa com seus próprios instintos? Estamos acostumados a tratar os cães como animais de estimação e, por isso, os adestramos às nossas demandas e rotina, muitas vezes, deixando- os frustrados, hiperativos e ansiosos.
 
Muitos latidos, inquietação e comportamentos compulsivos podem representar a falta de algo crucial na vida de seu companheiro, porém é comum muitos tutores não saberem lidar com situações assim. Você saberia identificar o problema? Muitas vezes, está mais fácil do que imaginamos... 
 
Através das caminhadas, por exemplo, os cães relaxam, gastam energia, conseguem explorar o território onde estão (importante para o reconhecimento do local onde vivem) e aprimoram seus estímulos de caça e sobrevivência. Por isso, passear com cachorros é um ótimo hábito para o seu bem-estar.
 
Em uma matilha, por exemplo, os cães  têm o hábito de caminhar de 8 a 12 horas por dia, sempre seguindo um líder e explorando novos horizontes. Costumam acordar cedo, caçam e vão atrás de água; depois voltam e dormem para começar tudo de novo no dia seguinte. Com isso, também gastam energia e estimulam seus instintos.

Seja um animal de pequeno, médio ou grande parte, todos os cães devem gastar energia no cotidiano, a fim de não ficarem depressivos, obesos e preguiçosos. Além de necessitarem destas caminhadas para relaxar, o cão também vê esses passeios como uma oportunidade de explorar os lugares e entrar em contato com outros animais de sua ou de diferentes espécies.
 
E de quebra, nada mais saudável do que uma boa caminhada com seu pet no começo ou no fim do dia. São atos assim que aproximam você de seu cãozinho, tornando a relação mais amigável e alegre para ambos.
 
 

Mas qual a melhor forma de passear com cachorros?

 
  • Antes de mais nada, esteja em dia com as vacinas de seu cachorro para que não corra o risco de ele ser infectado por algum vírus ao entrar em contato com os outros animais. O controle contra pulgas e carrapatos, além do controle com vermífugo e vacinas como V8, V10 e antirrábica, são fundamentais para um passeio mais seguro e tranquilo até para os tutores. Afinal, no caso de qualquer problema, são os próprios tutores quem terão de lidar e se responsabilizar. 
 
  • Outro preparo importante e que muitas vezes não nos atentamos, é perceber se a temperatura externa está boa para levar seu amiguinho peludo pra fora de casa. Tanto muito calor quanto muito frio não farão bem a ele e nem a você. Você pode medir essa temperatura colocando as “costas” das suas mãos no solo durante 10 segundos. Se estiver normal, sem queimar ou arder, então seu cãozinho também vai aguentar ao toque direto com as patas no chão. No caso de temperaturas acima de 30ºC ou abaixo de 5ºC, é melhor evitar. Porém, uma alternativa nestes casos, são os protetores de patas para que seu cão não sofra queimaduras. Vale lembrar que animais muito novos ou idosos tendem a sentir mais as temperaturas, tanto para o quente quanto para o frio.
 
  • Esteja atento também à identificação de seu animal. É muito importante colocar uma plaquinha ou aquela coleira com seu nome e telefone grifados. Afinal, nunca sabemos se ele poderá escapar, ou algo do tipo. Estando com a plaquinha de identificação, a devolução do animal é mais garantida. 
 
  • Mesmo que seja um animal adestrado, procure sempre fazer uso de coleiras ou guias para conduzir o seu cão e evitar que ele escape de seu controle. Dentre as guias, a mais indicada é a peitoral, pois não entra em contato com o pescoço do cão evitando enforcamentos. Para saber mais sobre tipos de coleiras e guias, você pode conferir este artigo.
 
  • Conduza você o passeio: é importante que seu animal entenda que ele está sendo uma companhia e que não tem o poder de determinar onde vão e quanto tempo ficarão no mesmo lugar. Caso ele passe a sua frente, inverta a direção do passeio, ou, da sua maneira, mostre que é você quem manda.
 
  • Uma outra forma de agradar seu cão na hora do passeio é fazendo algumas pausas e oferecendo petiscos e água. No caso do passeio ser no parque ou em alguma praça, levar bolinhas, discos e outros brinquedos também são super bem-vindos!
 
  • Evite ruas muito movimentadas e barulhentas: o passeio com seu animal é um momento de lazer e relaxamento. Levá-lo para lugares tumultuados ou com muito ruído pode deixá-lo estressado e cansado, tornando o passeio algo frustrante, uma vez que seria seu grande momento de lazer e descontração ao seu lado. 
 
Lembre-se: independente do porte de seu cão, é fundamental que ele tenha uma rotina de atividade física para não se entristecer ou até mesmo, engordar. Brincar e passear ajudam seu animal a ter mais saúde física e mental. Além disso, todos nós precisamos de um pouco de ar de vez em quando; sair para “arejar a cabeça”, não é mesmo? Aproveite estes momentos com seu pet e descanse sua mente você também!