Juliana Modotti, 27/09/2018
Saúde
Como evitar e como tratar a pneumonia felina?
Alterações no comportamento geralmente indicam os primeiros sintomas

A pneumonia felina é como uma gripe e geralmente surge nos períodos de frio e umidade. Assim como ocorre com os seres humanos, negligenciar uma gripe ou situação de imunidade baixa pode gerar problemas maiores aos felinos. Observar a variação no humor, a quantidade e a frequência com que se alimentam e se estão passando muito tempo parados ou dormindo, são formas de perceber se seu bichano está com pneumonia felina.
Nos casos de filhotes ou animais com mais idade, a atenção deve ser redobrada, uma vez que a imunidade pode ser afetada com mais facilidade.
Especialistas afirmam ainda que uma vez não diagnosticada rapidamente, a pneumonia felina pode causar complicações e levar a óbito em poucos dias. Por isso a observação se faz tão importante no processo de identificar algum problema na saúde de seu gato. Será através dela que você poderá perceber os principais sintomas, a tempo de poder tratar.
Dentre as principais causas da pneumonia felina, estão o contato com doenças como rinotraqueíte, calicivirose, ou ainda a própria imunodeficiência. A rinotraqueíte é causada pelo herpesvírus e a infecção pode provir do contato direto com secreções do nariz ou dos olhos de um animal doente, ou ainda, através de partículas do vírus que se espalham no ar através de tosse ou espirros.
Percebendo os sintomas da pneumonia felina
Secreção nasal e ocular, espirros, tosse, febre, tristeza e falta de apetite são os principais sintomas da rinotraqueíte. A imunodeficiência, além de causar depressão, pode enfraquecer os gatos, tornando-os mais propensos à doenças pulmonares.
Já o animal com pneumonia bacteriana felina apresenta cansaço, tosse, perda de peso, secreção nasal e respiração ofegante.
Tratamento
A melhor forma de evitar a infecção de seu felino com todos estes vírus e doenças é aplicar as vacinas V3 e V4, que protegem os gatos do chamado complexo respiratório felino, uma série de infecções que podem, inclusive causar problemas gastrointestinais ou ainda conjuntivite.
Para saber mais sobre as vacinas necessárias para garantir a saúde de seu felino, clique aqui.
Para saber mais sobre as vacinas necessárias para garantir a saúde de seu felino, clique aqui.
Protegidos através das vacinas, as chances dos gatos desenvolverem pneumonia caem drasticamente. Caso seu bichano já tenha desenvolvido a doença, o uso de medicamentos e antibióticos podem ajudar. De qualquer forma, consulte um veterinário sempre que seu felino apresentar algum comportamento diferente.
Leia também

Leishmaniose pode matar meu cachorro?
A leishmaniose é uma doença grave que pode ser fatal para cães se não for tratada adequadamente....
Juliana Modotti, 11/09/2024

Os animais sentem que vão morrer: mito ou verdade?
Leia o que se sabe sobre o último estágio da vida de um pet
Juliana Modotti, 13/06/2024

Castrar reduz risco de câncer em cães e gatos?
A castração é um procedimento simples e que pode ajudar a melhorar a saúde do seu pet.
Juliana Modotti, 11/06/2024