Quais são as principais vacinas para cães e gatos? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti, 26/09/2018 Saúde

Quais são as principais vacinas para cães e gatos?

Para garantir maior qualidade de vida ao seu pet, fique atendo à caderneta de vacinação
Quais são as principais vacinas para cães e gatos?

Já sabemos que os pets são animais que necessitam de atenção, amor e carinho, porém, outra demanda muito importante ao adquirir um animalzinho, são os cuidados com as vacinas para cães e gatos e a periodicidade na qual são aplicadas. Os tutores devem estar sempre atentos com a caderneta de vacinação de seus animais para não perderem as datas certas para a realização das mesmas.
 
Afinal, uma vez não aplicadas, os pets têm grande chance de desenvolver alguma doença, principalmente se tiverem bastante contato com outros animais. Além disso, vacinar seus bichinhos no tempo certo, garante mais qualidade de vida e saúde a seus companheiros.
 
Pensando nisso tudo, trouxemos uma relação das principais vacinas para cães e gatos. Confira: 
 
Vacina para cães 
 
Primeiro de tudo você deve saber que as vacinas só devem ser aplicadas quando o organismo de seu cão já estiver “apto” a receber as doses. Geralmente com 30 dias de vida, aplica-se o vermífugo, depois, vem as outras, um pouco mais “agressivas”. 
 
As vacinas que devem constar obrigatoriamente na caderneta de seu cãozinho são as vacinas múltiplas ou polivalentes, V8 e V10, que oferecem imunização a doenças consideradas graves como a cinomose, a hepatite infecciosa canina, a parvovirose, a leptospirose, a adenovirose, a coronavirose e a parainfluenza canina. 
 
Já a vacina V10 protege de todas estas doenças citadas e age também contra a grippotyphosa e a pomona. A aplicação de ambas vacinas é dividida em três doses, com intervalo de 21 a 30 dias de uma para a outra. 
 
Uma outra vacina considerada muito importante é a antirrábica, que protege os cães contra a raiva. Além destas, também existe a imunização contra a leishmaniose, a giárdia, a tosse dos cães e pulgas. 
 
 
Vacina para gatos
 
Similar à situação explicada em relação aos cachorros, os gatinhos também devem receber suas primeiras imunizações depois de aproximadamente 30 dias de vida, a começar pelo vermífugo. Depois, aplicam-se as vacinas polivalentes e a vacina antirrábica, que também protege contra a raiva.
 
Antes de qualquer aplicação, você deve se certificar que seu animalzinho está bem de saúde, não apresentando nenhum sintoma como diarréia, vômito, febre, falta de apetite ou apatia.
 
As principais vacinas que devem ser aplicadas nos felinos após os primeiros 60 dias de vida são a V3, também conhecida como tríplice felina; a V4, também conhecida como quádrupla felina e a V5 ou quíntupla felina. 
 
A V3, deve ser aplicada em três doses e protege contra a rinotraqueíte viral felina, uma doença do trato respiratório superior, causada pelo herpesvirus felino 1, da família Herpesviridae. Acomete tanto a espécie doméstica quanto as selvagens. 
 
A V4 protege de todas as doenças citadas acima, além também da clamidiose, infecção que atinge o trato respiratório e ocular dos gatos, provocando sintomas como conjuntivite. 
 
Já a V5 protege das mesmas doenças que a V4 e também serve como imunização à leucemia felina. Recomenda-se a aplicação das doses a partir dos nove meses do animal, obedecendo ao intervalo de 21 a 30 dias entre uma e outra. 
 
É muito importante frisar ainda que as vacinas para cães e gatos devem ser aplicadas por um médico veterinário e as consultas devem ser realizadas pelo menos uma vez ao ano. Assim, caso o seu pet tenha um problema, fica mais fácil diagnosticar e tratar, causando menor sofrimento ao seu bichinho.